Sala Maestro Paulo Moura se destaca no Palacete Garibaldi

Fomentar a memória, a pesquisa e a criação do som do Rio de Janeiro, em todos os seus estilos, é o objetivo do Centro da Música Carioca, em funcionamento desde o dia 16 de junho de 2007. A instituição, vinculada à Secretaria de Cultura, fica no Palacete Garibaldi, uma construção de 1921, no bairro da Tijuca.

O belo auditório de 150 lugares, denominado Sala Maestro Paulo Moura – em homenagem ao grande saxofonista e clarinetista brasileiro, falecido em 2010 –, abriga uma intensa e eclética programação em torno de artistas locais ou radicados na cidade, abrangendo desde um tributo ao sambista Nelson Sargento à apresentação de coro lírico feminino.

No amplo prédio anexo, existem ambientes destinados a exposições, workshops, cursos e oficinas para todas as idades. Os jardins completam o conjunto arquitetônico, no estilo medieval francês, tombado pela prefeitura em 1995. A edificação principal, as edículas e a área externa foram objeto de um processo de restauração, orientada por técnicos da Secretaria de Patrimônio Cultural, para se tornarem o Centro da Música Carioca.

Uma curiosidade: o equipamento é vizinho do antigo Bar da Dona Maria, na Rua Garibaldi, que era frequentado por Moacyr Luz e pelo saudoso Aldir Blanc. Fechado em 2016, o estabelecimento reabriu dois anos depois, por novas proprietárias – três irmãs –, que passaram a chamá-lo de Bar 3 Marias, mantiveram o piso e o balcão de mármore originais e servem belisquetes, aipim frito, calabresa acebolada e pastéis de carne, queijo e palmito.

 

Centro da Música Carioca

Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca

(21) 3238-3831

centrodamusicacarioca