Um giro pelo Museu das Comunicações e Humanidades (Musehum), no Centro Cultural Oi Futuro, é o jeito mais fácil de provar à galerinha mais nova que, sim, parece incrível, mas já houve um mundo pré-telas touch screen. O acervo de nada menos que 130 mil peças – de jurássicas fichas telefônicas de 1900 a arquivo rotativo analógico – se conecta a uma série de atrações interativas de alta tecnologia, como realidade virtual, game, instalação digital e selfie 3D.

A ideia é provocar uma reflexão acerca do desenvolvimento das comunicações sob a ótica dos relacionamentos humanos. No ambiente imersivo “Quem sou eu nas redes sociais e redes reais?”, por exemplo, grupos de dois a quatro visitantes ingressam numa espécie de cápsula espelhada, para presenciar efeitos visuais e sonoros que realçam a necessidade de as pessoas manterem laços fora dos ambientes digitais.

A viagem interligando memórias e tendências prossegue com o uso de óculos de realidade virtual em “Na dobra do tempo”. A experiência reconstitui, a partir de pesquisas documentais, os ambientes do prédio histórico do museu, onde, há mais de um século, funcionava a Estação Telefônica Beira-Mar. Já pelo dispositivo “Superselfie: virei peça de museu”, a garotada pode fazer uma foto digital 3D de grandes proporções, revelando uma versão desconstruída de sua própria imagem.

Uma vivência de hiper-realidade virtual simula um passeio aéreo pela paisagem carioca. Ao entrar num balão cenográfico e colocar os óculos de realidade virtual e fones de ouvido, o visitante tem a sensação de sobrevoar o prédio do Oi Futuro, vislumbrando pontos culturais, naturais e turísticos da Cidade Maravilhosa.

Para complementar, temos o “Gabinete de curiosidades: objetos, memórias, afetos”, uma sala com mais de 400 objetos relacionados à comunicação de variadas épocas, como aparelhos telefônicos de design diferente, celulares antigos, câmeras, rádios, TVs e computadores, dispostos em nichos temáticos, alguns deles abertos para que os visitantes possam tocar nos itens. Não há como deixar de atender a essa chamada.

Museu das Comunicações e Humanidades (Musehum)

Rua Dois de Dezembro, 63 – Flamengo

Tel.: (21) 3131-3060