Obras de modernização renovam lona cultural em Santa Cruz

Depois de quatro meses em reforma, a antiga lona cultural em Santa Cruz, que levava o nome da cantora de “Olhos coloridos”, foi devolvida ao público em novembro de 2022, agora como Areninha Carioca Sandra Sá. A reformulação envolveu a montagem de uma estrutura de material termoacústico, fechada por telhas, climatização do ambiente e implantação de equipamentos para assegurar maior acessibilidade, a exemplo de um elevador.

Desse modo, as atividades ali desenvolvidas – shows, peças teatrais, contação de histórias, recitais de poesias, apresentações de dança, mostras de artes visuais e artesanato, cursos e oficinas – ganharam maior fôlego. Outra novidade foi a implementação do Espaço de Leitura Moacyr Teixeira (1931-1996), em homenagem ao dramaturgo nascido e criado no bairro imperial.

O então secretário municipal de Cultura, Marcus Faustini – que também é de Santa Cruz – declarou que, à época, “houve gente que pediu para tirar a lona daqui e levar para o centro do bairro, como se não pudesse existir espaço cultural em comunidade. O objetivo da cultura é transformar vidas e regiões, melhorando a situação de nossas crianças e jovens. Espaço cultural precisa ter atividade todos os dias, relacionar-se com as escolas do entorno”.

Descentralização

Desde sua criação, em 1993, as arenas municipais vêm cumprindo o compromisso de promover a inclusão social dos moradores das Zonas Norte e Oeste, os quais, em muitos casos, nunca haviam entrado em uma sala de espetáculos. Essa descentralização as tornou um vigoroso estímulo ao surgimento de artistas nos bairros de periferia.

A “Sandra Sá” – reinaugurada com contação de histórias, o espetáculo “Passarinhando” (reunindo poemas de Mário Quintana, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade e Caio Fernando Abreu) e show da cantora Alcione – foi a primeira das lonas municipais a ser modernizada. Para 2024, a Prefeitura deverá concluir o processo estrutural para converter as demais – João Bosco (Vista Alegre), Herbert Vianna (Maré), Terra (Guadalupe), Jacob do Bandolim (Jacarepaguá), Renato Russo (Ilha do Governador), Elza Osborne (Campo Grande), Gilberto Gil (Realengo) e Hermeto Pascoal (Bangu) – em areninhas culturais.

 

Areninha Carioca Sandra Sá

Rua 12, nº 1, Conjunto Guandu – Santa Cruz

(21) 97314-8498

areninhasandrasa