Um show permanente de imagens

Com 72 metros em seu ponto mais alto – o vão central –, permitindo a passagem de grandes embarcações embaixo dela, e 13.290 metros de extensão, a Ponte Rio-Niterói, inaugurada em 1974, representa um marco da engenharia brasileira. Sua execução arrojada foi um show de inovações técnicas, sendo a primeira ponte no país a adotar o método de construção de viga em balanço.

A estrutura que conecta as duas cidades fluminenses mais importantes, cuja obra levou seis anos, vai além da funcionalidade de desempenhar um papel crucial no transporte e na economia da região. Oferece, também, um show permanente de imagens, com uma ampla e livre perspectiva da Baía de Guanabara.

Ao trafegar por suas pistas de rolamento, é possível contemplar o movimento dos navios, tendo o morro do Pão de Açúcar, a Ilha Fiscal e a Marina da Glória ao fundo. Por isso, frequentemente, ela aparece em filmes, programas de TV e anúncios, além de ser palco de eventos especiais, incluindo corridas de pedestres e passeios ciclísticos que cruzam a maior ponte do Brasil, em termos de comprimento total, e uma das maiores do mundo.

Meio ambiente e manutenção

O projeto, premiado internacionalmente por sua tecnologia inovadora, apresenta detalhes interessantes que nem todos conhecem. Por exemplo, durante a construção, foram realizadas cuidadosas avaliações ambientais para minimizar o impacto no ecossistema da Baía de Guanabara, incluindo critérios para proteger sua fauna e flora.

A ponte dispõe de um sistema de manutenção contínuo que garante sua integridade e segurança, com inspeções e reparos regulares para contornar os desgastes devido à corrosão no ambiente marítimo. Atualmente, a estrutura está sendo preparada para enfrentar desafios futuros, diante do aumento da demanda por transporte, com uso de tecnologias modernas de monitoramento, garantindo que continue a servir como uma artéria vital de tráfego.

 

Ponte Rio-Niterói

Baía de Guanabara