Quiosque no Posto 6 mergulha na biodiversidade dos mares cariocas
Conectar o público com o universo marinho e estimular reflexões ao redor dos impactos do nosso estilo de vida sobre a biodiversidade formam o eixo central do quiosque Espaço Azul. Inaugurado em agosto de 2021, no Centro de Visitantes da Colônia de Pesca Z-13 do Posto 6 – reduto da pesca artesanal em Copacabana –, o projeto foi idealizado pelo Instituto Mar Urbano (IMU), com patrocínio da empresa OceanPact e apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Ter este espaço, localizado em um dos principais cartões postais da cidade, no momento em que vivemos a Década dos Oceanos, é muito emblemático. É uma maneira muito eficaz de divulgar a nossa biodiversidade marinha e a importância do oceano para toda a sociedade, em nível global”, pontua Simone Pennafirme, gerente do Núcleo de Vida Marinha da Cidade do Rio.
O quiosque mira a conscientização ambiental de modo interativo, por meio de exposições, pesquisas científicas e atividades de sensibilização e transformação, como ações de limpeza nas praias e a exibição de um aquário marinho educativo, e, por meio de um conteúdo que aproxime sociedade e sustentabilidade dos mares, a mobilização do público passante.
O espaço foi aberto com a exposição fotográfica “Superfície – A baía em três tempos”, apresentando fotos do diretor do IMU, o biólogo marinho Ricardo Gomes, e do craque das lentes, Custódio Coimbra, em torno do rico ecossistema da deslumbrante Baía de Guanabara.
Espaço Azul
Centro de Visitantes da Colônia de Pescadores Z-13
Praia de Copacabana – Posto 6