IMS guarda Caderno de Receitas do autor de registros clássicos do Rio

Tudo vale como pretexto para um pulo no Instituto Moreira Salles (IMS), no alto da Gávea. Sobretudo se a gente descobre uma justificativa nova. Você sabia que o autor dos clássicos registros panorâmicos da Cidade Maravilhosa no século XIX era chegado a um fogão? Pois o Caderno de Receitas, que integra o Acervo de Marc Ferrez, adquirido pelo IMS em 1998, está lá para não nos deixar mentir.

Como pode ser constatado in loco – além das preciosas 15 mil imagens da coleção e do catálogo das obras realizadas com o fotógrafo da Marinha Imperial e das Construções Navais do Rio de Janeiro –, as destrezas de Ferrez iam além da câmera Brandon, chapas, plasmas, lentes e outros equipamentos associados à sua atividade profissional. Na cozinha, ele também fazia bonito. É o que revela, por exemplo, a Recette de confiture d’oranges, em bom português, uma receita de geleia de laranja. Ou o passo a passo para confecção do brioche de pomme de terre e oeuf mollet sur canapé.

Aproveitando o embalo da ida ao IMS, não deixe de apreciar também os mais de 100 cadernos de outros escritores. Esses laboratórios em papel possibilitam um mergulho na origem de importantes criações literárias, como demonstram o Caderno de Viagem (Érico Veríssimo), Caderno de Lirismo (Paulo Mendes Campos), Caderno de Inspiração (Ana Cristina César), Caderno de Prece (Clarice Lispector) e Caderno de Bordo (Otto Lara Resende). Receita infalível de um saboroso passeio.

 

Acervo de Marc Ferrez

Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476 – Gávea

Tel.: (21) 3284-7400