Antiga livraria da Fundação Getulio Vargas torna-se espaço artístico aberto ao público

Experimentação artística, debates sobre a cultura contemporânea, espaço aberto para a criatividade e, sobretudo, um grande convite ao público: são essas as características da FGV Arte, iniciativa lançada no dia 11 de setembro de 2023, na sede da Fundação Getulio Vargas, na Praia de Botafogo.

O projeto se insere em um movimento maior, dedicado à revitalização e recuperação da Praia de Botafogo, por meio de atividades culturais, olhar para o meio ambiente e participação da sociedade civil. O início não poderia ter sido mais promissor: em sua inauguração, duas mil pessoas ocuparam a FGV Arte, que promoveu, ainda, um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), na esplanada da sede. Privilegiando metais e instrumentos de percussão, o evento remontou uma cronologia da música carioca − de Heitor Villa-Lobos ao funk.

Além do concerto da OSB, a inauguração foi marcada pela exposição “A quarta geração construtiva no Rio de Janeiro”, que reuniu 46 artistas cariocas − de origem, de adoção ou visitantes − impactados pela cidade, sem limite geracional ou de linguagem. Em paralelo, foi realizado um primeiro curso de curta duração, como parte do processo concebido pelo curador Paulo Herkenhoff, intitulado “Introdução aos estudos de imagem hoje: estética, dispositivo, percepção”, sob coordenação do professor convidado Tadeu Capistrano.

O objetivo é transformar o que era a livraria da FGV em um centro de exposições e iniciativas, aberto a todos, visando contribuir para a integração social e a democratização do conhecimento e da produção artísticos. Para isso, o local receberá não apenas obras e instalações de arte como também projetos, seminários, oficinas metodológicas e cursos práticos de formação na área.

 

FGV Arte

Praia de Botafogo, 190 – Botafogo

(21) 3799-4747

fgv.oficial