Núcleos criativos estimulam o pensamento urbano na Casa de Bidu Sayão

O Centro Carioca de Design (CCD) atingiu a maioridade no patamar de referência em sua área, organizando mostras, seminários, palestras, publicações e outras formas de geração de conteúdo. Sua instalação, em 2010, na Casa de Bidu Sayão – prédio histórico na Praça Tiradentes, onde residiu a cantora lírica brasileira –, ocorreu no âmbito do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH).

A ideia é, através de ações vinculadas à economia criativa, dinamizar o planejamento urbano a partir da potência transformadora do design. O espaço abriga galeria de exposições e núcleos integrados multiuso para conferências, reuniões, oficinas e atividades diversas.

Alinhado à rede internacional The Districts of Creativity (DC) Network – grupo dedicado a promover a inovação em termos de negócios, cultura ou educação, ao qual o Rio de Janeiro faz parte –, o CCD lança, ainda, iniciativas para expandir a influência do design no cotidiano.

Entre a gama de exposições que já passaram pela sede da Praça Tiradentes destacam-se “Novas cartografias cariocas” (com foco na percepção das pessoas acerca da cidade), “Design da favela” (apresentando soluções inventivas dos moradores, como o fogareiro utilizado para vender queijo coalho na praia) e “Souvenires do Rio”, uma abordagem das lembranças que os turistas levam daqui.

 

Centro Carioca de Design

Praça Tiradentes, 48 – Centro

Tel.: (21) 2976-6632