Atmosfera de lugarejo praiano cativa visitantes do mundo todo

Uma das primeiras regiões que vem à cabeça dos cariocas quando querem comer bem e num lugar distante do caos urbano é Barra de Guaratiba, a cerca de 50 quilômetros do Centro da cidade. Embora o próprio bairro da Zona Oeste tenha virado um foco de aglomeração de visitantes do mundo todo, em especial nos finais de semana, ainda conserva uma atmosfera mais rústica de lugarejo praiano, bom para revigorar as energias.

Debruçado sobre a bela Restinga de Marambaia, o bairro começou a fermentar sua fama gastronômica com o surgimento, há várias décadas – quando era pouco frequentado –, dos restaurantes das Tias Palmira e Penha. Ambas as casas seguem lotando com seus cardápios à base de frutos do mar: pastéis, casquinha de siri, mexilhões, panelinhas, moquecas e peixadas, arrematados pelos doces caseiros de frutas da estação.

Filho da “Tia” Palmira, o Bira também abriu seu restaurante, sem fugir ao DNA oceânico, em 1991. E abocanhou o título de um dos 101 melhores lugares para comer no mundo pela revista norte-americana Newsweek. Com vista panorâmica da Restinga e quadros inspirados na temática marinha, criados pelo próprio chef, a casa serve filé de robalo com arroz de polvo, moqueca mista e pirão de peixe com banana. Para molhar a garganta, sucos naturais, batida de coco e caipirinhas de cachaça ou vodka.

De mexilhão à lasanha

Um dos mais antiguinhos na área, o Rancho Petisco funciona ao sopé da Serra da Grota Funda desde 1983. Manjubinha frita, sardinha à milanesa, lula grelhada, caldinho de sururu e mexilhão ao vinagrete estão entre as opções, ao lado do chope garotinho, da taça de vinho e da jarra de água coco. Já o Aquários exibe a chapa com o nome do restaurante, incluindo lula, polvo, mexilhão, camarão, linguado e salmão. Mas, extramar, há igualmente filé de frango ou contrafilé com arroz, batata frita, farofa e molho à campanha.

E quem disse que o bairro não tem uma garota para chamar de sua? Pois a Garota de Guaratiba, de frente para a praia, oferece culinária caiçara: pescada, vermelho ou anchova fritos, moqueca de isca de peixe, carne acebolada e lagostinha, com acompanhamentos que variam de arroz, feijão, farofa de dendê e batata frita. E cerveja geladíssima.

O Tropicana (cherne à brasileira, risoto de camarão e namorado à portuguesa), o Sobre as Ondas (ostras ao forno, patinha de caranguejo, paella e omeletes), a Oficina do Peixe (camarão na moranga, moqueca capixaba e dourado com pirão, arroz e molho de camarão) e a Cantina Mandrágoras (pizzas variadas e lasanha e nhoque à bolonhesa) incrementam o roteiro.

 

Barra de Guaratiba

Zona Oeste