O projeto de revitalização da Região Portuária da cidade promoveu uma intensa ocupação cultural e urbana. Na  Praça Mauá, foram construídos o Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã,  AquaRio e, mais recentemente, em 2019, a roda gigante Yup Star Rio, que descortina uma vista panorâmica da cidade.

Nadando nas artes do MAR

Cariocas e turistas se reúnem para uma leitura inovadora da transformação da cidade

O primeiro a aportar na área foi o Museu de Arte do Rio (MAR), em 1º de março de 2013, mantido em parceria entre o poder municipal e a iniciativa privada. O projeto, do escritório Bernardes + Jacobsen – que recebeu o maior prêmio internacional de arquitetura, o Architizer A+Awards –, compõe-se por dois prédios, interligados por uma passarela em forma de onda, que remete à zona portuária.

Dedicado prioritariamente à educação, o MAR implantou a inovadora e proativa Escola do Olhar, um polo de pensamento e formação, voltado a promover o encontro entre diferentes culturas, línguas e comunidades, através de ações no Brasil e no exterior. Ela funciona no edifício de traços modernistas, originalmente um terminal rodoviário.

Leitura transversal

As exposições de longa e curta durações – no palacete D. João VI, em estilo eclético e tombado pelo patrimônio público – buscam conectar as dimensões históricas e contemporâneas da arte, provocando uma leitura transversal da evolução da cidade, seus conflitos, contradições, desafios e expectativas sociais.

Os cursos, oficinas, palestras, seminários nacionais e internacionais, além de visitas mediadas, acontecem em diversos ambientes: salas multiúso, auditório, biblioteca, centro de documentação, galerias do pavilhão de exposições, espaços de circulação do MAR e, também, extramuros.

Iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Museu é gerido, desde janeiro de 2021, pela Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI). As doações representam um importante papel para a constituição do acervo, que reúne obras de grandes nomes, como Aleijadinho, Tarsila do Amaral e Guignard, além de artistas contemporâneos.

 

Museu de Arte do Rio (MAR)

Praça Mauá, 5 – Centro

(21) 3031-2741

museudeartedorio