Ecopousada e restobar no Mirante da Babilônia serão 100% sustentáveis

As palavras não chegam para descrever a visão de montanhas e mares atlânticos amplificada pelo deck da ecopousada e restobar Estrelas da Babilônia. Situado no mirante homônimo, no bairro do Leme, o espaço nasceu com o propósito de ser uma referência ecológica e sociocultural na cidade. E avança a passos largos para tornar-se 100% sustentável.

Inaugurado em 2013, por Bibiana Angel González, da Colômbia, e Pol Dhuyvetter, da Bélgica, o local tem telhado verde e recicla todos os materiais que passam por lá. Mais de dois terços da energia consumida são de origem solar. “Os hóspedes recebem a informação de que processamos os resíduos – cascas de ovos, frutas e legumes – que saem das cozinhas da pousada e do restaurante. Essas compostagens viram adubo para o nosso jardim, que era um lixão e foi transformado, com a ajuda dos clientes, num espaço muito agradável, onde tomamos café da manhã e fazemos churrasco”, detalha Bibiana.

A novidade é, junto às casas vizinhas, a implantação de uma fossa verde, em parceria com uma empresa do setor ambiental, para tratamento das águas do esgoto. A ideia do projeto – inteiramente autofinanciado, sem ajuda do poder público – partiu da proprietária e evitará a contaminação do meio ambiente, numa área oficial de conservação da cidade.

O menu de acepipes latino-americanos privilegia ingredientes orgânicos, com opções vegetarianas e veganas, incluindo empanadas, guacamole, patacones e ceviche de coco. “Estabelecemos parcerias com pequenos produtores. Servimos comida caseira no capricho, fresca, feita na hora.” Para beber, cervejas artesanais (a casa desenvolveu uma marca própria, à base de polpa de maracujá), coco loco (limonada de coco e vodca), o drinque Jorge Amado, feito com a cachaça Gabriela, de Paraty e as imbatíveis caipirinhas.

Uma vez por mês, acontece o Jantar nas Estrelas. O evento, para o qual é necessário reserva, consiste em entrada, prato principal, sobremesa – criados por uma chef colombiana especialmente para esse dia – e taça de vinho, a preços bem convidativos. “No início, o público era sobretudo de turistas, nacionais e estrangeiros, que desejavam vivenciar uma experiência diferente no Rio. Porém, agora, estamos recebendo mais os cariocas que moram no asfalto. Eles estão aprendendo a descobrir esses lugares escondidos na cidade.”

Bibiana complementa: “Valorizamos o intercâmbio cultural. Com a mistura de classes sociais, raças e países, gringos e pessoas da comunidade, estamos derrubando preconceitos.” Esse superprograma está escrito nas estrelas – sob as quais anoitece a Cidade Maravilhosa no Mirante da Babilônia.

 

Estrelas da Babilônia

Ladeira Ary Barroso, 35 (acesso ao Morro da Babilônia) – Leme

Tel.: (21) 99935-5077