Sítio em Guaratiba promove a interação entre crianças e animais

Longe da agitação, do barulho dos carros e do vai e vem da cidade, existe um lugar tranquilo para apreciar a natureza de uma maneira muito especial. A Arca do Noah, um espaço de mais de 50 mil metros quadrados em Guaratiba, na Zona Oeste, conta com mais de 500 animais, entre domésticos, silvestres e exóticos. O local tem ares de santuário e faz um importante trabalho de educação ambiental com os frequentadores. Em dois anos de funcionamento, mais de vinte mil pessoas puderam aproveitar todas as atividades oferecidas. Durante a semana, grupos de alunos e professores formam a maior parte do público, que se estende a famílias inteiras nos finais de semana.

Umas das principais atrações são o Viveiro da Sofia, onde circulam soltos mais de duzentos pássaros, que voam para comer alpiste nas mãos dos visitantes; a Caverna da Aurora, uma atividade de Paleontologia, com caça a dinossauros e fósseis, que promete mexer com a imaginação de miúdos e adultos; e o Túnel do Dilúvio, simulando um temporal com direito a raios, trovões e, claro, muita água. A garotada pira!

Búfalos, cavalos, minipôneis, carneiros, bodes, lhamas e macacos-prego estão entre os animais que podem ser tocados e alimentados. Mas no sítio reinam muitas outras espécies com as quais se podem interagir, como iguana, lagarto, tucano, coruja, gavião, avestruz, pavão, tartaruga e peixes – tudo sob a supervisão dos instrutores.

Palestras, cursos, oficinas, trilhas e comemorações de aniversários infantis também integram a programação da Arca. Muito do sucesso do espaço se deve ao trabalho dos biólogos e veterinários que fazem o manejo dos bichos e, também, guiam as caminhadas e as atividades de socialização. Quando a fome apertar, a Cantina da Duda serve deliciosos salgados e sanduíches.

 

Arca do Noah
Visitações (somente agendadas) aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h
Rua dos Fazendeiros, 535 – Guaratiba
Tel.: (21) 3317-1716