O que é Carioquice?

Carioquice é o estado de espírito do Rio de Janeiro. Basta pisar na Cidade Maravilhosa para transbordar em alegria, esperança, orgulho e prazer.

Os cariocas – de nascença, vivência ou vocação – são autênticos, otimistas e inspiram felicidade. O povo do Rio adora dar aquele abraço.

Carioquice é o sorriso permanente nos lábios. É o acolhimento às pessoas e o encantamento pela pluralidade cultural.

Carioquice também é uma forma de valentia; de não desistir. De dançar, sorrir, se divertir e tirar de letra qualquer dificuldade.

É esse sentimento contagiante que faz o carioca emanar paixão e simpatia por onde passa. Seja em uma caminhada na praia, um boteco com os amigos ou uma roda de samba.

Almanaque Carioquice

O Almanaque Carioquice é um projeto cultural desenvolvido pela Insight, empresa que trabalha a comunicação para gerir o reputacional de empresas, em parceria com o Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA), uma organização cultural que atua na preservação e promoção da memória da música popular brasileira, além de promover pesquisas e atividades no campo das artes.

O objetivo do projeto é valorizar a cidade do Rio de Janeiro, sua gente, pequenos negócios, sua história, cultura, música e tudo mais que representa o espírito carioca, por meio de matérias, dicas, reportagens, entrevistas, roteiros especiais e curiosidades da cidade. Seus conteúdos são escritos de forma saborosa e suas páginas valorizam fotos originais. Além disso, sua identidade visual e produção gráfica primam pela alta qualidade.

Em 20 anos de existência, foram publicadas 51 edições da revista e 7 almanaques.

Além da publicação anual, o projeto vive diariamente nas redes sociais, onde buscamos retratar e celebrar o Rio de forma dinâmica e descontraída. Os conteúdos digitais são produzidos com forte apelo visual (fotos e vídeos) para atrair pessoas de diversas idades, localidades e interesses. A presença online em tempo real permite uma comunicação interativa com os seguidores e mantém uma conexão contínua com o público.

Em 2023, os perfis alcançam em média mais de dois milhões e meio de pessoas por mês.