Um refúgio no burburinho de Botafogo
O Mirante do Pasmado, de fácil e rápido acesso, é uma doce receita para quem quer fugir do burburinho do movimentado bairro de Botafogo. Exibe uma paisagem incrível da Baía de Guanabara, do Pão de Açúcar e do Corcovado. Para incrementar a contemplação, há uma pracinha com bancos sob as árvores, com direito a canto dos pássaros, e quiosques que sempre ficam abertos até o final do dia.
O acesso ao mirante se dá por uma ladeira na Rua General Severiano, a pé ou de carro (há vagas de estacionamento). Mas é um lugar pouco explorado até pelos cariocas da gema, principalmente se mencionarmos seu nome oficial – Parque Yitzhak Rabin, em homenagem ao ex-primeiro-ministro de Israel, cujo busto pode ser observado no local, escolhido para a instalação por sua proximidade à Associação Religiosa Israelita.
Dentro do Parque, foi aberto o Memorial às Vítimas do Holocausto, em 2023. Obra realizada pela Associação Cultural Memorial do Holocausto com apoio institucional da Prefeitura, que cedeu o terreno. O espaço se destina a preservar e divulgar as histórias de vítimas e sobreviventes do genocídio que atingiu judeus e outras minorias, com o propósito de que esse absurdo não se repita.
No Memorial – dedicado não só ao povo judeu, mas expressando um espaço de reflexão para todos acerca da importância dos direitos humanos, da democracia, da justiça e do respeito à diversidade como princípios fundamentais –, há um monumento a céu aberto de 20 metros de altura em homenagem às vítimas. A parte edificada, no subsolo da praça, abriga uma mostra imersiva com as memórias e os relatos dos sobreviventes, por meio de imagens, áudios e conteúdos interativos.
Mirante do Pasmado
Alameda Embaixador Sanchez Gavito s/n – Botafogo