Uma perspectiva inspiradora do Rio

Escondido no setor Floresta do Parque Nacional da Tijuca, o Mirante da Cascatinha é um dos segredos mais bem guardados da Cidade Maravilhosa. Do alto do deck de madeira, admira-se a bonita vista dos morros do Conde, Andaraí Maior e Tijuca, que rivaliza com qualquer outra dos pontos turísticos do Rio.

O acesso a essa área de observação é relativamente simples, mas requer um pouco de preparo físico. O percurso sinuoso, mas agradável, revela a cada curva diferentes espécies de vegetação da Mata Atlântica – um toque perfeito para quem busca um contato mais íntimo com a natureza.

Recomenda-se utilizar um veículo com bom sistema de suspensão, devido às características da estrada. Aqueles que preferirem o transporte público podem utilizar as linhas de ônibus que atendem à região, embora seja necessária uma caminhada até o mirante da Cascatinha Taunay – seu nome oficial, em homenagem a Nicolas-Antoine Taunay, pintor francês que acompanhou a missão artística francesa no Brasil em 1816.

Ao chegar, o visitante é saudado por uma perspectiva inspiradora do Rio, emoldurada pelas montanhas circundantes. Para aproveitar ao máximo o programa, aconselha-se ir durante as manhãs ou no final da tarde, quando a luz do sol cria um espetáculo de cores no céu. É o local ideal para fazer fotos, organizar piqueniques ou simplesmente relaxar, com uma breve escapada da rotina.

 

Mirante da Cascatinha

Parque Nacional da Tijuca – Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista