Escadaria dos pagadores de promessas
A imagem de romeiros contritos, subindo de joelhos os 382 degraus da escadaria do Santuário Basílica da Penha, para pagar a graça alcançada em suas promessas, povoa o imaginário dos cariocas. Esses atos de devoção acontecem, particularmente, em outubro, mês no qual se desenrolam os festejos da padroeira, que atraem grande fluxo de católicos.
A efeméride na igreja de arquitetura eclética – erguida no alto de um penhasco com 111 metros em 1635 – é marcada por celebração de missas de hora em hora aos domingos, missas campais, procissões, shows religiosos, apresentações de corais e de grupos folclóricos, além das tradicionais barraquinhas de comidas e doces.
A vista abençoada do Cristo Redentor, do Corcovado, da Baía de Guanabara e até de um recorte de Teresópolis torna ainda mais especial a basílica, cujas feições neogóticas – como as torres elevadas e pontiagudas – decorrem da última reforma, em princípios da década de 1900. O altar original, em madeira, cedeu lugar ao que foi instalado – com ornamentos em dourado – no século XX. A execução da escadaria na pedra data de 1819.
Sala dos Milagres
Além do oratório principal, onde se realizam casamentos, batizados, catequese e confissões, há também, a Sala dos Milagres. Lá, os romeiros podem depositar seus ex-votos (graças alcançadas), como objetos que simbolizam partes do corpo em cera, gesso e madeira, aparelhos ortopédicos, próteses e peças de roupa e, no mural, são fixados fotografias ou relatos.
Existem, ainda, o Museu da Venerável Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França, a exposição de quadros da padroeira, o salão de festas com pista de dança, a concha acústica (destinada à realização de eventos culturais numa área para 30 mil pessoas) e uma loja de artigos religiosos.
No dia 16 de junho de 2016, o Papa Francisco, atendendo a uma solicitação do padre e reitor da igreja, Thiago Sardinha de Jesus, por intermédio do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, alçou o Santuário à condição de Basílica Menor. A cerimônia de elevação foi em missa presidida pelo próprio Dom Orani Tempesta.
Para quem vai de carro ou ônibus de caravana, existe um amplo estacionamento. Outra opção é subir a ladeira a pé. Diariamente, das 7h às 18h, três bondinhos, gratuitos, estão disponíveis para os que têm dificuldade de caminhar.
Basílica Santuário de Nossa Senhora da Penha
Largo da Penha, 19 – Penha – (21) 3219-6262
igrejadapenharj