Tecnologias digitais e inovação ao alcance dos jovens

Além da Biblioteca Parque, a Rocinha também conta agora com uma unidade da Navezinha Carioca. Inaugurada em abril de 2024, pela Secretaria de Ciência e Tecnologia em parceria com a Uniperiferias, ela tem a missão de difundir a inclusão digital e contribuir para a democratização do conhecimento entre jovens da comunidade.

Quarta unidade do projeto – versões reduzidas das Naves do Conhecimento, localizadas nas regiões Norte e Oeste do Rio, que oferecem acesso gratuito à internet, oficinas, palestras e cursos de qualificação em várias áreas voltadas a profissões do futuro –, ela surge como um espaço inovador, no sentido de explorar os potenciais do segmento de tecnologias.

“É muito importante a criação da Navezinha na Rocinha, uma comunidade tão simbólica. Apesar dos problemas de vulnerabilidades e necessidades de atenção por parte do poder público, é uma comunidade com muita potência e inventividade”, afirma Thereza Paiva, secretária Municipal de Ciência e Tecnologia.

Situado no Centro Social Educação e Cultural da Rocinha, o espaço conta com notebooks e equipamentos de audiovisual para os usuários. O diretor da Uniperiferias, Felipe Moulin, acresce: “A Navezinha da Rocinha pode complementar e amplificar tudo que essa comunidade vem produzindo e pensando. É uma ótima oportunidade para a cidade do Rio de Janeiro conhecer melhor e somar esforços com as muitas iniciativas que existem nessa comunidade tão potente”.

Mas não foi só a comunidade da Rocinha que passou a ter uma navezinha carioca para chamar de sua em 2024. No mês de setembro, o Morro dos Prazeres ganhou uma versão do projeto de inclusão digital, na antiga sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), em Santa Teresa.

O imóvel – devolvido pelo estado do Rio de Janeiro ao Poder Municipal a partir da extinção da UPP – passou por uma reforma completa para atender às novas finalidades educacionais, focadas na democratização do acesso à tecnologia.

Assim, a navezinha funcionará, em princípio, no segundo pavimento do prédio, oferecendo acesso gratuito a cursos, oficinas de empreendedorismo, eventos e, também, à internet, com notebooks e equipamentos de audiovisual à disposição dos usuários do entorno do Morro dos Prazeres.

O Rio conta agora com 21 navezinhas, incluindo as comunidades de Mangueira, Maré, Rio das Pedras, Vidigal, Cordovil, Pedra de Guaratiba, Tanque, Dendê, Encantado e Paciência.

 

Navezinha Carioca da Rocinha

Centro Social Educação e Cultural da Rocinha, Rua 3, nº 14 – Rocinha
navezinharocinha

 

Navezinha Carioca dos Prazeres

Rua Gomes Lopes, 12 – Santa Teresa
www.navedoconhecimento.rio