Iniciativa promove consumo consciente dos alimentos
Aproveitar até o talo contra o desperdício e a fome. Sob esse lema, nasceu em 2011 o Favela Orgânica, nas comunidades Babilônia e Chapéu Mangueira, na Zona Sul. Por iniciativa da chef Regina Tchelly, o projeto visa a transformar a relação das pessoas com os alimentos, evitando as perdas por meio de técnicas de sua utilização integral.
Essa sensibilização passa por cada etapa do ciclo da alimentação: a começar pelo planejamento das compras até o preparo e o correto descarte do produto. Assim, motiva-se a criação de práticas saudáveis para as famílias e responsáveis quanto à proteção do meio ambiente.
Compra-se menos e gera-se mais comida com a mesma quantidade de itens. As partes não aproveitadas na elaboração da refeição viram matéria-prima para a produção de adubo, e não simplesmente lixo.
O Favela Orgânica promove oficinas e palestras motivacionais em torno da utilização dos alimentos de forma total, consumo consciente, compostagem caseira e hortas em pequenos espaços. E, também, capacitação profissional para equipes de restaurantes, cantinas, escolas de gastronomia, hotéis, feiras livres e Centrais de Abastecimento.
Ao participante é estimulada a ampliação de sua visão sobre o alimento, valorizando cascas, talos e sementes – de modo geral descartados – na condição de ingredientes e fontes de nutrientes. Dessa maneira, incentiva-se a descoberta de paladares diferentes e a incorporação de novas receitas ao dia a dia, com a melhoria da qualidade da cultura alimentar. As oficinas e palestras já foram levadas a outros estados do Brasil e até ao exterior, em países como França, Itália e Uruguai.
Favela Orgânica
Rua Santo Amaro, 4 – Leme – (21) 98212-9221
favela_organica