Relax mental e físico para as 16 comunidades do Complexo
Atuar como ferramenta de transformação no maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. Essa é a missão do Instituto Yoga na Maré, situado no Complexo constituído por 16 comunidades e que oferece, gratuitamente, Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICs), institucionalizadas no SUS desde 2006, como yoga e meditação, ayurveda e técnicas da medicina tradicional chinesa, a exemplo de acupuntura e massagens.
A iniciativa de democratizar o acesso ao bem-estar físico e mental advindo dessas atividades – e a complementar geração de renda – partiu de Ana Olívia Cardoso, portuguesa radicada no Rio e que sempre trabalhou na área social. Em 2015, ela iniciou as aulas de yoga em espaços cedidos pela ONG Redes da Maré, na favela Nova Holanda, e se surpreendeu com o rápido interesse dos moradores. Logo, outras turmas foram abertas, na Vila dos Pinheiros e no Morro do Timbau, em locais igualmente cedidos por instituições parceiras, destinadas a todas as pessoas, independentemente de idade, gênero ou tipo físico.
Três anos depois, houve a formalização como Instituto e, em 2019, a inauguração do Núcleo de Bem-Estar e Saúde do Yoga na Maré (Nubes), propiciando o aluguel de sua primeira sede, um apartamento com laje para a realização das atividades, na Nova Holanda. Mas acontecem também aulões a céu aberto fora do Complexo, como na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Parque Lage e até na Serra de Petrópolis.
Apoio ao empreendedorismo
“Em 2021, teve início o processo seletivo para o Curso de Formação de Professores – um sonho e uma demanda dos alunos –, mesmo sem a possibilidade de nos encontramos presencialmente, por conta da pandemia. Começamos as aulas das matérias mais teóricas, que poderiam ser dadas online. E, no ano seguinte, continuamos com as presenciais. A formação durou 15 meses no total”, explica Ana Olívia. Hoje, já são 16 novas mestras atuando no Instituto e em outros estúdios de yoga –, em parceria com a Escola Svadhyaya, incluindo práticas no formato de lives. Além da capacitação de professores, há o apoio a iniciativas de mulheres empreendedoras.
Em seguida, foi alugado um terreno, visando à construção de um espaço mais amplo e à expansão da grade horária de atividades, que incluem oficinas diversas – como gastronomia vegana, ginecologia natural, autocuidado e arteterapia –, rodas de conversa e palestras. Dentro desse novo desafio, o Instituto – que dispõe ainda de uma biblioteca e de um cineclube – lançou uma campanha de financiamento coletivo e conta com colaborações para a realização de mais uma etapa do sonho de desenvolvimento da cidadania, sob uma dinâmica capaz de ser replicada em outros territórios.
Instituto Yoga na Maré
Rua Santa Rita, 52 – Maré – (21) 9951-31085
yoganamare