Bens culturais e históricos em conexão aos naturais

Numa área verde de mais de 150 mil metros quadrados, em plena Floresta da Tijuca, o Museu do Açude, inaugurado em 1964, adota, desde a década de 1990, a perspectiva de patrimônio integral, correlacionando o conceito de bens culturais, históricos e artísticos articulados aos naturais.

À antiga residência de Raymundo Ottoni de Castro Maya (como no caso do Museu da Chácara do Céu, o empresário e mecenas também destinou o imóvel à população do município) aplicou-se o trinômio museu-natureza-cidade. Uma reforma, na década de 1920, aliou ao traço clássico original características do estilo neocolonial brasileiro, incluindo as arcadas e os beirais com telhas de louça policromada lusa.

No primeiro piso da casa principal, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1974, sobressai a reconstituição da sala de jantar e da cozinha tal como se apresentavam no passado, remetendo à dimensão memorial do espaço. No segundo piso, encontra-se a Reserva Técnica Visitável.

Coleções

O acervo exibe as coleções de azulejaria (painéis franceses, holandeses, espanhóis e, principalmente, portugueses), arte oriental (esculturas, porcelanas e louças das Companhias das Índias) e artes aplicadas (móveis coloniais brasileiros, cristais franceses e prataria inglesa), abrangendo peças que vão do século XVII ao XIX.

Além das exposições de longa duração, há o Espaço de Instalações Permanentes, criado em 1999. Trata-se do maior circuito de arte contemporânea ao ar livre do Rio de Janeiro, que reúne obras dos artistas Ângelo Venosa, Anna Maria Maiolino, Eduardo Coimbra, Hélio Oiticica, Iole de Freitas, José Resende, Lygia Pape, Nuno Ramos, Piotr Uklanski e Waltércio Caldas.
A entrada é franca para grupos escolares acompanhados pelo representante da instituição de ensino e, às quintas-feiras, para o público em geral. O acesso aos belíssimos jardins – cenário também de exposições –, das 9h às 17h, é livre e gratuito. Para arrematar o programa, nada melhor que levar para casa uma lembrança da lojinha de souvenirs.

 

Museu do Açude

Estrada do Açude, 764 – Alto da Boa Vista – (21) 98347-3429
museudoacudeoficial