Unidade integra projeto de conexão das áreas de floresta da Baixada
Remanescente de uma antiga fazenda de veraneio com produção agropecuária, o Bosque da Freguesia constitui uma das poucas reservas florestais na vasta região da Baixada de Jacarepaguá. Criada pela prefeitura em 1992, a área de proteção ambiental, com 310 mil metros quadrados, é cortada por 2,5 quilômetros de trilhas ideais para caminhadas.
A “Caxinguelê”, por exemplo, faz referência à espécie de esquilinhos muito encontrada no local, entre outros mamíferos e pequenos répteis da Mata Atlântica. A vegetação, predominantemente arbórea e plantada entre fins do século XIX e princípios do XX, inclui uma variedade de gêneros frutíferos nativos e exóticos, que compunham o pomar da fazenda, e também aguapés de flores arroxeadas, bromeliáceas e cactos.
Há campo de futebol, quadras polivalentes, aparelhos de ginástica e parquinho infantil, além de atividades gratuitas, como ioga, shiatsu, tai chi chuan, reiki e dança do ventre. O Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia (nome oficial) integra o Projeto Corredor Verde da Fundação Parques e Jardins, que prevê a interligação das áreas remanescentes de floresta nativa daquela Baixada.
Bosque da Freguesia
Avenida Tenente-Coronel Muniz de Aragão, s/no