Uma joia no meio da floresta
Quer conhecer onde a cantora das cantoras, Elis Regina, se casou com o poeta e jornalista Ronaldo Bôscoli, em dezembro de 1967? Fácil: só ir até a Capela Mayrink, dentro do Parque Nacional da Tijuca, perto do Centro de Visitantes. A igrejinha cor-de-rosa – construída em 1855 pelo Visconde Antônio Alves Souto, proprietário da Fazenda Boa Vista – é uma joia preciosa no meio da floresta.
Batizada, no início, em homenagem à Nossa Senhora de Belém, passou a se chamar Capela Mayrink em 1896, após a área ser vendida ao Conselheiro Francisco de Paula Mayrink. Na década de 1940, foi reformada – por encomenda do então administrador do Parque, Raymundo Ottoni de Castro Maya –, pelo arquiteto Wladimir Alves de Souza, que refez a fachada e projetou um pequeno campanário ao lado da edícula. Os jardins levam a assinatura do mestre paisagista Roberto Burle Marx.
No altar, há quatro réplicas (hoje, as obras originais se encontram sob a custódia do Museu Nacional de Belas Artes) de telas confeccionadas especialmente por Cândido Portinari para a igreja, intituladas “Nossa Senhora do Carmo com o menino Jesus no colo”, “São João da Cruz”, “São Simão Stock” e “Purgatório”.
No primeiro domingo de cada mês, os visitantes podem acompanhar a Sagrada Eucaristia da Capela Mayrink, uma chance imperdível para conhecer os cantinhos dessa relíquia. Para os adeptos de bikes, há ciclovias ou faixas compartilhadas nas proximidades.
Capela Mayrink
Parque Nacional da Tijuca – Estrada da Cascatinha, 850 – Alto da Boa Vista – (21) 2492-2253