Espaço no Consulado da França movimenta o Centro Histórico

Contornada por enormes vidraças que deixam os olhos flutuarem pela Baía de Guanabara, a Biblioteca do Consulado Geral da França no Rio de Janeiro, existente desde 1956, experimentou um superprojeto de revitalização 60 anos depois, quando passou a se chamar BiblioMaison.

Num amplo ambiente de 780 metros quadrados e no 11º andar, a Casa – cuja reforma demoliu o antigo hall de entrada e eliminou paredes, de modo a permitir maior amplitude e integrar os ambientes – é imprescindível na vida cultural do Centro Histórico da cidade.

Conta com um acervo de 23 mil títulos, distribuídos por estantes rotatórias, de literatura clássica e contemporânea, história, ciências sociais, filosofia, belas artes, cinema, música, ficção científica e histórias em quadrinhos, incluindo uma seção infanto-juvenil. A diversificada programação franco-brasileira abrange exposições, debates, conferências, mesas temáticas, projeções de documentários, cursos e até degustações de queijos e vinhos.

E se você precisar usar um tablet com wi-fi aberto ou quiser assistir aos DVDs do acervo, se reunir com amigos em torno de videogames e jogos de tabuleiro ou ler tranquilamente num confortável sofá em um dos lounges também é possível – e de forma gratuita. Vários ambientes, com mesas, estão à disposição para estudar, trabalhar e, como ninguém é de ferro, relaxar. E agora o café e restaurante BistrôMaison também está aberto ao público.

 

BiblioMaison

Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, 11º andar – Centro – (21) 3974-6669
bibliomaison