Aterro do Saco da Olaria deu lugar a um complexo de lazer e esportes

O nome é sedutor. E, sob essa chancela, o Parque Manuel Bandeira, que exalta o nosso grande poeta, cativa moradores de toda a Ilha do Governador. O local ocupa o Aterro do Cocotá – um dos 14 bairros da macrorregião –, que cobria as águas do Saco da Olaria, uma pequena enseada na Baía de Guanabara.

Os projetos para aterramento da praia – vizinha a fábricas de peças cerâmicas na segunda metade do século XIX – nasceram nos anos 1950. Mas só saíram concretamente do papel em 1978, quando, após uma década de obras, os insulanos ganharam um de seus maiores espaços de lazer. Hoje, os 110 mil m2, dos quais 40% de áreas verdes, constituem um vasto centro de atividades esportivas, culturais e de recreação.

De campo de futebol, quadras de vôlei e tênis, pistas para corrida, skate e patins, ciclovia e academia ao ar livre até pula-pulas e tobogãs, há opções para todas as idades. Isso sem contar a Lona Cultural Renato Russo (o cantor residiu na Ilha) e a Feira Mix. Barracas que vão de moda à gastronomia – não pode faltar a das tradicionais cocadas –, ao som de muita música ao vivo, agitam o domingo no Parque. E com direito à selfie junto ao busto de Bandeira.

 

Parque Manuel Bandeira
Aterro do Cocotá