Um marco da proteção ambiental na cidade

Criado em 2001 por reivindicações dos surfistas da região, que temiam a construção de um complexo condominial e hoteleiro, o Parque da Prainha ocupa uma área de 147 hectares e representa um marco da proteção ambiental na cidade. Seu relevo, em forma de anfiteatro, está recoberto por formações típicas da Mata Atlântica, como restinga e floresta de terras baixas e submontanas.

Com os imponentes costões rochosos protegendo a praia, o espaço dispõe de centro de visitantes, sala de exposições, área para piqueniques, parquinho infantil e mirantes, destacando-se o do Caeté, que propicia uma panorâmica da orla do Recreio e da Barra da Tijuca, da Pedra do Pontal e Pedra da Gávea.

As trilhas ecológicas, que se abrem para impressionantes horizontes selvagens, podem ser percorridas com a presença de guias especializados, em meio a árvores diversificadas como pau-brasil, embaúba, pitangueira, figueira e araçazeiro, além de bromélias e mais de 20 tipos de orquídeas ameaçadas de extinção.

No caminho, escondidas ou bem à vista dos frequentadores, diferentes espécies da fauna, a exemplo de gato-do-mato, gambá, mico-estrela, coelho-do-mato, paca, jabuti, bicho-preguiça e lagarto. Entre as aves, encontram-se colibris, periquitos, maritacas, rolinhas, bem-te-vis, corujas e gaviões. O espaço também conta com um moderno sistema de produção de energia renovável movido por luz solar.

 

Parque Natural Municipal da Prainha

Avenida Estado da Guanabara, 58 – Recreio dos Bandeirantes
(21) 2503-2134