Amigas de praça no Jardim Botânico organizam eventos para a garotada
No Jardim Botânico, uma charmosa escadaria de 62 degraus, totalmente ornamentada por pedras coloridas e azulejos pintados pelas crianças do bairro, faz a ligação entre a Rua Benjamim Batista e a Praça Pio XI. Lá, As Amigas da Pracinha organizam diversas atividades para a criançada.
Tudo começou em 2004, com o Sebinho nas Canelas, evento recreativo de permuta de livros que rola até hoje, anualmente, no mês de outubro. Para participar, os pequenos devem levar publicações infantis em bom estado e sem rasura, no intuito de serem trocadas por outras — não há vendas. A brincadeira consiste em substituir os títulos já lidos por uma ficha, que vale outro título, entre os disponíveis na banca. No local, também são formados grupos para todos curtirem juntos as historinhas.
Dois anos depois, veio o Bloco da Pracinha, que, no sábado anterior ao Carnaval, concentra, mas não sai. A petizada cai na folia a partir das 10h com muita música. No repertório, marchinhas voltadas para os miúdos. A diversão segue com oficinas de customização de fantasias e camisetas e, também, de percussão, com direito à montagem de bateria mirim. Por volta das 14h, a agremiação, a única dedicada exclusivamente à galera infantil, desfila em volta da praça.
A cada ano, as organizadoras acrescentam novas atrações à programação, como a festa junina e o brechó. A ideia de ocupar o espaço bucólico com recreação para a petizada partiu de Christina Martins, criadora do site Amigas da Pracinha. O objetivo da página era dar dicas e informações para os pais. “Como sou vizinha da praça, resolvi também organizar eventos no local para esse público”, conta Christina. O site foi extinto, e a programação hoje é divulgada por meio das redes sociais.
Praça Pio XI, Jardim Botânico
Informações sobre a programação:
www.facebook.com/amigasPracinha