Ponto de partida para conhecer a rica história local
Implantado no âmbito do projeto Porto Maravilha, em 2014, o Teleférico da Providência é composto por uma única linha, com 721 m de extensão e três estações. Reinaugurado em abril de 2024 pela Prefeitura após sete anos inoperante, liga a Praça Américo Brum, no alto do morro, à Central do Brasil e à Gamboa, de forma gratuita.
O sistema não apenas propicia uma maneira singular de explorar a comunidade da Providência – considerada a primeira favela do Brasil, tendo começado a se constituir a partir de 1897 –, mas também representa um marco de transformação social e desenvolvimento urbano. Foi concebido como parte de um projeto inclusivo para melhorar a mobilidade e proporcionar aos moradores um modo mais acessível de se deslocar, além de conectar a comunidade com o restante da cidade.
Cada uma das 16 gôndolas tem capacidade para oito passageiros sentados e dois em pé. Em conjunto, podem transportar até mil pessoas por hora em cada sentido. No trajeto, pelo qual se avista pontos turísticos icônicos como a Baía de Guanabara, o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar, cariocas e visitantes têm a oportunidade de redescobrir a cidade sob uma nova perspectiva. O percurso permite a eles vislumbrarem a vida cotidiana da Providência, com suas ruas estreitas e fachadas coloridas, sem falar na calorosa hospitalidade dos moradores.
O Teleférico também serve como um ponto de partida para experiências interessantes, em torno da rica história do lugar. A comunidade é conhecida por suas festas e eventos e por sua forte identidade cultural, que se reflete nas obras de arte espalhadas pelas ruas. Esse aspecto tem atraído o interesse de visitantes, gerando uma nova fonte de renda para os moradores por meio da oferta de guias, serviços e produtos locais.
Teleférico da Providência
Acesso entre a Rua Rivadávia Corrêa e a Rua da Gamboa – Gamboa