Projeto incentiva a busca por negócios e soluções sustentáveis

Manancial Centro de Inovação Socioambiental deu o pontapé inicial, em 2022, de suas atividades num andar inteiro do edifício-sede da Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), na Cidade Nova. Ambientes modernos e disruptivos, com equipamentos inovadores, estão distribuídos por mais de mil metros quadrados.  

O novo laboratório, destinado ao desenvolvimento de negócios e soluções sustentáveis, objetiva apoiar projetos de aceleração e incubação, além da programação de eventos alinhados ao plano de ações globais Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Com ênfase na preservação e na segurança hídrica, o projeto da Cedae convoca startups, empresas, investidores, especialistas, universidades e centros de pesquisa em busca de propostas capazes de fazer frente aos desafios impostos pelas demandas de saneamento, combinadas à necessidade de proteção dos recursos naturais.

O projeto arquitetônico utilizou elementos emblemáticos do setor, como tubulações e hidrômetros, de modo a compor a decoração e estimular a reflexão em torno do potencial da reciclagem na preservação do meio ambiente. O laboratório compreende espaço maker com impressora 3D para a criação de produtos, estúdio para a gravação de podcasts, arena para palestras, aquários e cabines para reuniões e áreas de coworking e de descompressão.

Premissas socioambientais

A própria infraestrutura obedeceu a premissas socioambientais, incluindo mobiliário confeccionado a partir de peças antigas e reaproveitadas da Cedae. E, também, tapetes feitos com material reciclado e almofadas e estofados produzidos por apenadas em regime semiaberto da Oficina de Costura Zuzu Angel, na ETA Guandu, que faz parte do Replantando Vida, programa socioambiental da companhia.

Contornos de paisagens que marcam a história da empresa – à imagem da Baía de Guanabara e da Bacia do Guandu – nas paredes grafitadas provocam uma experiência visual imersiva. A mão de obra envolvida na construção foi integrada por empreendedores e artistas das comunidades da Baixada Fluminense, da Zona Oeste e do Centro do Rio, onde se situam as principais unidades da Cedae.

O salão principal é cercado com a instalação “abraço verde”, composta por 150 mudas de 24 espécies nativas da Mata Atlântica, cultivadas nos viveiros florestais mantidos pelo Replantando Vida, abrangendo pau-brasil, jatobá, ipê, jequitibá, jabuticabeira, pitangueira e quaresmeira.  Cada seção recebeu o nome de uma mulher de destaque nas áreas de cultura, saúde e esporte do Rio de Janeiro, como Cecília Meirelles e Elza Soares. Em suma, um banho de águas frescas em pleno Centro da cidade.

 

Manancial Centro de Inovação Socioambiental 

Avenida Presidente Vargas, 2655 – Cidade Nova

Tel.: 0800-2821195

https://cedae.com.br/projetomanancial