Referência gastronômica do subúrbio é Patrimônio Cultural do Rio

Quem chega ao Café e Bar Lisbela logo se depara com o cenário que presenteou o estabelecimento com o nome pelo qual é mais conhecido — Bar da Amendoeira. É que a imponente árvore toma conta da entrada desse restaurante em Maria da Graça, convidando os clientes a desfrutar de irresistíveis quitutes ao abrigo de sua generosa sombra. Não por acaso, percebe-se de imediato, ele é um dos lugares preferidos dos moradores do bairro e arredores, como Del Castilho, Méier e Cachambi, na Zona Norte.

Inaugurado em 1962 por Augusto Vaz, avô da hoje proprietária, Karine Rezende, o Lisbela mantém desde então o seu público cativo, que bate ponto de segunda a sábado atrás dos ótimos pitéus. Carrochefe do local, o bolinho de carne faz par com os pastéis sequinhos, a porção de pernil suculenta e a moela à moda da casa. Os que preferem mais sustância podem optar
por uma bela feijoada ou o farto angu à baiana.

Eleito Patrimônio Cultural do Rio pela Prefeitura em 2012, por traduzir o espírito carioca de comemorar a vida, o bar e suas delícias são um verdadeiro oásis em meio às fábricas e à linha do metrô, que fazem parte da cena urbana do bairro. E, diferentemente de muitos botecos da cidade que deram uma repaginada no visual, o recanto da Amendoeira segue a velha e boa tradição do balcão com os quitutes à mostra e o revestimento de azulejos azuis na parede.

Segundo Karine, a freguesia fidelíssima não quer que seu reduto de boa mesa mude de cara de jeito nenhum! “Desejamos manter a essência original do bar, que é um orgulho de todos nós”, diz ela. Mesmo com a casa lotada, especialmente às quintas, quando o grupo “Rangel e batucada” se apresenta ao som de muito samba de raiz, “sempre encontramos lugar para mais um”, garante a proprietária, dentro do mais genuíno espírito carioca.

 

Café e Bar Lisbela
Segunda, das 7h às 19h. Terça e quarta, das 7h às 22h. Quinta, das 7h à 1h. Sexta, das 7h à meia-noite. Sábado, das 7h às 20h
Rua Conde de Azambuja, 881, lojas A e B –
Maria da Graça
Tel: (21) 2501-4175