Nasce uma estrela no circuito gastronômico do Pantanal Carioca

Tudo serve de pretexto para pegar um barquinho pela Lagoa da Tijuca e contemplar as lindezas do arquipélago do chamado Pantanal Carioca, na Barra. Ainda mais quando há novidade na área. É o caso do restaurante Ocyá, que integra, desde janeiro de 2022, o circuito gastronômico da Ilha Primeira.

Pescador desde criança e mergulhador, o chef Gerônimo Athuel – com passagens por estabelecimentos conceituados, como o D.O.M, em São Paulo –, após uma visita despretensiosa à Ilha da Gigoia em 2018, encantou-se pelo espelho d’água e a tranquilidade do vilarejo. Então ele resolveu mudar-se de malas e panelas para lá.

Quatro anos depois, inauguraria o Ocyá, especializado em peixes e frutos do mar. Gerônimo utiliza produtos fresquíssimos, que passam por um processo especial de maturação em uma câmara própria, com controle de temperatura e umidade, e são finalizados na parrilla.

“A cozinha do Ocyá funciona como um laboratório. A intenção é fazer o aproveitamento integral dos peixes e frutos do mar e realizar novos testes, constantemente, utilizando partes menos nobres dos pescados, que resultam em pratos autorais”, define o chef.

É UMA BRASA!

Para iniciar a viagem, entradinhas na brasa: Aquele famoso peixe maturado, Linguiça artesanal de peixe acebolada e Pão de alho de camarão, ou a Salada da casa – vagem, milho assado, lâminas de queijo grana padano, salsa, tomate, gergelim, hortelã e molho de iogurte com laranja.

Como pratos principais, reinam o peixe do dia inteiro na brasa com arroz de limão cremoso, farofa e fritas, arroz de pescador (camarão, polvo, lula e mexilhão), peixe empanado crocante (com arroz de limão, tomate confit e alho assado) e aquele espaguete de camarão cremoso, além das opções vegetarianas (arroz de brócolis tostado com queijo grana padano, legumes no forno a lenha e farofa) e o prato infantil (arroz soltinho, fritas e peixinho empanado).

Para beber, cervejas, vinhos e coquetéis, como Clericot Ocyá (Ketl One, flor de sabugueiro e espumante), Macunaíma (cachaça, limão e fernet) e Ananá Sour (whisky Singleton, abacaxi, limão e angostura). Ah, antes de tomar o barquinho de volta para casa, feliz da vida, aprecie o pôr do sol em meio à natureza exuberante do local, experimentando o bolo de coco assado, molhadinho e geladinho, ou o sorvete de chocolate com crumble de laranja.

 

Ocyá

Ilha Primeira – Barra da Tijuca

Tel.: (21) 97286-1250

http://ocya.com.br

https://www.instagram.com/ocya.rio