Associação fundada em 1961 é a mais antiga no gênero LGBTQIA+ do Brasil

A sigla de oito caracteres – para representar pessoas gays, lésbicas, transsexuais, bissexuais e todos os que não se amoldam nas normativas de gênero tradicionais – ainda nem sonhava em ser construída quando a Turma OK nasceu, em 1961, no Rio de Janeiro. Ela é o primeiro grupo LGBTQIA+ de que se tem registro no Brasil – e, muito provavelmente, segue na categoria de casa gay mais longeva em atividade no mundo.

No dia 13 de janeiro daquele ano – ou há seis décadas –, iniciaram-se os encontros semanais, no apartamento de um de seus fundadores, Antônio Peres, no Edifício Varsóvia, no Flamengo. A organização era liderada pelo recifense Agildo Bezerra Guimarães, que atuou como editor de diversas publicações do Movimento Homossexual Brasileiro em sua cidade natal, antes de vir para o Rio.

“Ao longo do tempo, a Turma Ok ocupou o número 42 da Rua do Resende e, posteriormente, o 43; depois, na Rua do Senado 208; até chegar ao endereço atual, Rua dos Inválidos – todos os endereços no Centro da cidade. A sede está aberta não apenas a sócios e seus familiares, mas também ao público em geral que curte um bom entretenimento”, diz Elaine Parker, nome artístico do presidente Amâncio Cesar.

As quintas-feiras são de Lorna Washington, ícone do transformismo na cena gay carioca. A programação do café-teatro prossegue no final de semana, de acordo com a agenda divulgada em sua página na internet, e inclui shows de dublagem e performances de artistas da noite LGBTQIA+, devidamente acompanhados por petiscos e drinques. Nota: em 17 de junho de 2019, a Turma Ok recebeu o Prêmio Cidadania, Direito e Respeito à Diversidade, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro. Uma salva de palmas para ela!

 

Turma OK

Rua dos Inválidos, 39 – Centro

Tel.: (21) 3177-0181