Livraria-café é o novo ponto de encontro cultural da Zona Sul

Leticia Bosisio e Martha Ribas estão cobertas de razão. Manter uma livraria de rua, em um comércio local no Rio de Janeiro, é um ato de coragem. E bota mais coragem nisso se a gestação do investimento ocorrer em meio à bolha anômala provocada pela Covid-19. Foi exatamente essa a gênese da Janela Livraria, que floresceu no Jardim Botânico, em 2020.

Segundo as duas sócias, dentro de um conceito multiuso e inspirado em modelos internacionais, o local é perfeito para uma pausa no corre-corre do dia a dia. Um espaço carioca singular, com vocação para o encontro e a reflexão, que oferece num só recanto literatura, arte, vinho, café e gastronomia.

As mesinhas ao ar livre na varanda de pedras portuguesas, cercada pelo verde, são um convite irresistível a dar aquela esquecida no relógio – e sem pressa garimpar lindas edições e descobrir novos autores. Na visão de Leticia e Martha, abrir uma livraria de rua no Rio “significa apostar no sonho possível, que busca contribuir para a construção de um novo ideal de cidade”.

Ao extenso catálogo literário, soma-se uma movimentada agenda de eventos, lançamentos e encontros com escritores. Para formar pequenos grandes leitores, existe a seção Janelinha, que dá dicas de publicações por faixa etária, ajudando a montar kits temáticos dedicados a crianças.

O momento relax na varanda pode ser usufruído na companhia de cappuccino, chá e chocolate quente, acompanhados de uma fatia dos bolos da casa, torta brownie ou cheesecake. Quem preferir vinho, cerveja ou batida de maracujá com gengibre, a pedida salgada inclui os clássicos da comida de boteco da Casa Porto e do Bafo da Prainha, que se incorporaram ao cardápio da Janela, como as empadas do tinão, o bolinho de arroz frito com queijo derretido e a coxinha de pernil.

Antes de tomar o rumo de casa, leve uma lembrancinha da papelaria – minipôsteres, bloquinhos, cadernetas, carimbos, cards com trechos de abertura de obras literárias marcantes, aquarelas que reproduzem grandes nomes da literatura mundial e outros mimos cheios de originalidade e bom-humor.

JANELA + BERINJELA

E as movimentações não param por aí. Em junho de 2022, a Janela estabeleceu uma parceria com o tradicional sebo Berinjela (dos irmãos Daniel e Sílvia Chomski, localizado na Avenida Rio Branco) para a abertura de uma outra loja, na mesma galeria onde está instalada. O ”Janela + Berinjela” é um point para cursos e encontros culturais variados, além de um sebo com curadoria diferenciada – obras de referência, edições já esgotadas, títulos raros e exemplares autografados –, que investe firme na economia circular.

O novo clube do livro vai longe. “A parceria entre Janela e Berinjela é para mim a integração de tempos, pessoas e histórias, que eu desejo que resulte em um espaço de afetos e descobertas”, adianta Leticia. Martha adiciona: “Acreditamos no encontro e na parceria. Ver uma comunidade se formar em torno dos livros e das histórias é uma alegria.”

E Daniel arremata: “Nenhuma semana será igual à outra. O ambiente estará em renovação constante. Os livros serão sempre diferentes. É como se você estivesse em outra livraria, com novidades selecionadas a dedo. Nossa ideia é oferecer um lugar onde as pessoas possam se surpreender e tenham tempo para fuçar e descobrir livros inesperados.”

 

Janela Livraria

Rua Maria Angélica, 171, loja B – Jardim Botânico

Tel.: (21) 3547-7583