ONG mantém jovens de favelas na ponta dos pés

Promover a transformação da vida de meninas de mais de 20 favelas da Zona Norte do Rio de Janeiro, por meio da arte, educação e esporte. Essa é a missão do Ballet Manguinhos, em Higienópolis, que busca tornar-se um centro de referência em ensino e pesquisa de dança e cultura no país, estimulando a cidadania, a diversidade e a inclusão social. As aulas diárias incluem balé clássico, dança contemporânea e circo.

Idealizada há mais de uma década pela professora e coreógrafa Daiana Ferreira dos Santos (falecida em 2021), a ONG teve origem em aulas de balé para 70 alunas nos fundos de uma igreja. Depois de passar por vários espaços, conquistou, em 2020, sede própria com 600 metros quadrados, divididos por três salas totalmente equipadas. Apesar da morte de sua diretora, a instituição seguiu firme e forte os passos da resistência.

Atualmente com mais de 400 pessoas inscritas, a escola oferece também aulas de boxe, cursos de informática, palestras com personalidades do mundo da dança (como Claudia Motta, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e madrinha artística do Ballet Manguinhos), workshops, festivais, projeto “Dançando e lendo” (extensivo a incentivar a leitura para toda a família) e visitas culturais a museus, teatros, centros de ciência, exposições e bibliotecas. E que tal adotar uma bailarina, com doação mensal, para que as meninas continuem equilibradas na ponta dos pés?

 

Ballet Manguinhos

Avenida dos Democráticos, 535 – Higienópolis

(21) 97003-9770

ballet_manguinhos