Estradinha no meio da floresta é o éden dos praticantes de exercícios

Em todos os fins de semana e feriados há uma romaria de adeptos de atividades físicas às Paineiras – a Estrada do Redentor, estreita e sinuosa, que atravessa o Parque Nacional da Tijuca, uma das maiores florestas urbanas do mundo. É que um trecho de cerca de 4,5 km fica fechado ao trânsito de veículos automotores, deixando o caminho livre para caminhadas, corridas e passeios de bike.

Ao longo do percurso, existem recantos perfeitos a um pit stop: fontes de água mineral e duchas naturais vindas do topo da serra – verdadeiros chuveirões para dar aquela refrescada –, mirantes para contemplar a vista panorâmica da cidade, estações com equipamentos de ginástica e até um paredão de pedra para escaladas, destinado aos praticantes mais radicais.

Em 2016, o antigo hotel no local – inaugurado por D. Pedro II em 1884 e que hospedou personalidades ilustres como os presidentes Washington Luís, Getúlio Vargas, Café Filho e a atriz francesa Sarah Bernhardt –, após passar por obras de revitalização, tornou-se o charmoso Centro de Visitantes das Paineiras, um importante ponto turístico do Rio.

Repondo as energias

O complexo foi projetado para atender com mais conforto os cariocas e seus visitantes. Para repor as energias dos atletas profissionais ou amadores, a área gastronômica oferece refeições leves (sanduíches, saladas e sucos orgânicos) na lanchonete Naturê e pratos mais reforçados no restaurante Mirante Paineiras, com serviço de buffet a preço fixo, tendo a maravilhosa vista do Alto Corcovado e do Cristo Redentor ao fundo.

O Centro abriga, também, uma exposição permanente em torno das características da Floresta da Tijuca. São sete salas – com instalações e mesas interativas, projeções ultrarrealistas e em 3D, além de uma série de fotografias – que levam ao público informações geográficas e históricas e sobre as especificidades da fauna e flora da região.

 

Paineiras

Estrada das Paineiras, s/n – Santa Teresa

(21) 2225-0401 (Centro de Visitantes)

paineirascorcovado