Teatro em Santa Teresa reverencia a grande atriz carioca

O primeiro teatro da prefeitura a levar o nome de uma mulher afrodescendente foi inaugurado em 19 de novembro de 2021, véspera do Dia da Consciência Negra. O Teatro Municipal Ruth de Souza – situado no Parque das Ruínas, em Santa Teresa –, celebra a majestosa atriz, carioca do Engenho de Dentro, que faleceu em 2019, aos 98 anos.

“Essa não é só uma homenagem à grande Ruth de Souza, mulher tão importante na dramaturgia brasileira, mas o início de um caminho que vem sendo trilhado desde que assumimos a gestão. Esse teatro abrigará a arte de homens e mulheres negros, e é daqui que sairá a mudança”, anuncia Marcus Faustini, secretário municipal de Cultura.

O curador do espaço, Paulos Gomes, adiciona: “Estar à frente de um equipamento público, cultural e com o nome de Ruth de Souza eternizado é incrível e de grande responsabilidade. Ela foi protagonista no teatro negro, uma referência na dramaturgia, principalmente para as mulheres, e pretendo continuar seu legado nesse teatro.”

Por sua vez, Jorge Freire, da Coordenadoria Executiva de Promoção da Igualdade Racial do Rio de Janeiro, afirma estar convicto “de que essa cultura transformadora que mobiliza e impulsiona a vida é uma das maiores ferramentas que temos no combate ao racismo. Isso é um ato revolucionário, através da cultura”.

Pioneira, Ruth foi a primeira mulher negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a estrelar uma telenovela, além de ter sido a primeira brasileira indicada a um prêmio de melhor atriz internacional, no Festival de Veneza de 1954, por sua atuação no filme “Sinhá Moça”.

 

Teatro Municipal Ruth de Souza

Rua Murtinho Nobre 169 – Santa Teresa

Tel. (21): 2215-0621

www.facebook.com/teatroruthdesouza

www.instagram.com/teatroruthdesouza