Bela estufa de vidro exibe espécies nativas, exóticas e híbridas
Um dos pontos mais visitados do parque, o Orquidário do Jardim Botânico, que ficou fechado ao público por dois anos, reabriu ainda mais vicejante após a restauração do telhado e impermeabilização e pintura das estruturas. O acervo contém, atualmente, mais de 7.500 exemplares de várias origens, entre nativas, exóticas e híbridas, com seus diferentes tamanhos, formas, cores e aromas.
De alto valor histórico, científico e educativo, a bela estufa de vidro conta com placas informativas sobre a enorme diversidade de espécies nacionais e estrangeiras. No “Jardim dos sentidos”, é possível tocar nas plantas e apreciar as heterogêneas texturas das folhas. E, também, fragrâncias específicas, como as da híbrida Oncidium sharry baby, que exala um doce perfume de chocolate, e da Vanilla, com grande utilização na culinária. Já no núcleo das “Micro-orquídeas”, uma lupa permite admirar a graça das florezinhas de dois milímetros a um centímetro.
A disposição das plantas, em jardins suspensos, foi projetada de forma a propiciar uma floração sucessiva ao longo das estações. Assim, os visitantes podem contemplar a multiplicidade de flores, colorações e aromas durante o ano inteiro.
Solar da Imperatriz
Para embelezar ainda mais o passeio no Jardim Botânico, vale dizer que o Solar da Imperatriz – localizado no Horto Florestal, em área limítrofe ao Parque Nacional da Tijuca – passou igualmente por reformas, no pórtico e na fachada, em 2021. Construída no século XIX, como sede da Fazenda do Macaco, a edificação espelha um raro exemplar da arquitetura semirrural no Rio de Janeiro.
Hoje, o casarão abriga a Escola Nacional de Botânica Tropical, pioneira no gênero na América Latina, com cursos de extensão, mestrado e doutorado, além de programas direcionados ao conhecimento da flora nacional, ecossistemas brasileiros e conservação das espécies.
O Solar – situado numa área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1973 – faz parte da Trilha do Patrimônio do Jardim Botânico, que apresenta os cinco sítios arqueológicos e os principais monumentos da bicentenária instituição, fundada por D. João VI em 13 de junho de 1808.
Orquidário do Jardim Botânico
Rua Jardim Botânico, 1008 – Jardim Botânico
Tel.: (21) 3874-1808