Musa pop aplaude o charme da livraria cult da Rua Dias Ferreira
A mudança de mala e guitarra para a terra da garoa foi um duro golpe do qual, passados nove longos anos, ainda não conseguimos nos recobrar. Afinal, qualquer esquina de São Paulo sabe que, mesmo morando lá, Marina Lima é patrimônio inalienável do Rio de Janeiro. A carioca fullgás – com s chiado! –, assina, com o irmão Antonio Cicero, um clássico em homenagem à cidade: “Virgem” – uma joia que enaltece o acender das luzes do Hotel Marina e a beleza do morro Dois Irmãos.
A cantora passou a infância nos Estados Unidos cercada pela vasta biblioteca do pai, o intelectual Ewaldo Correia Lima, um dos fundadores do Instituto Superior de Estudos Brasileiros (Iseb) e então executivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). E, antes mesmo de começar a compor com a irmã, o filósofo Cicero já lia poemas latinos e ingleses para ela. Depois, Marina mergulhou no universo de ícones brasileiros, como João Cabral, Carlos Drummond e Cecília Meireles. Em 2012, publicou, ela própria, seu primeiro livro – “Maneira de ser”, um “caderno íntimo” com a visão de mundo da compositora.
Por isso, quando perguntada sobre um lugar especial no Rio, não poderia dar outra: Livraria Argumento na cabeça! Inaugurada no Leblon em 1979 – ano em que Marina lançava seu primeiro disco, “Simples como fogo” –, a Argumento logo virou um espaço cult. Ainda no chamado período de chumbo, era um ponto de encontro de estudantes, professores, jornalistas, escritores e artistas. “Desde a abertura, essa livraria já tinha requintes, toques muito charmosos e que a tornavam especial.
Além da seleção ampla de livros – de arte, esportes, moda, edições bilíngues de clássicos – e revistas, contávamos também com uma pequena lanchonete (meio bistrô) deliciosa e uma seção de CDs. Sempre que podia, passava lá”, relembra a cantora.
O bistrô, que em 1996 se tornaria o Café Severino, nos fundos da loja, é uma atração à parte. O selecionado acervo da livraria pode ser degustado entre crepes (como o de queijo de cabra, figos caramelados no vinagre balsâmico e presunto de Parma), sanduíches (destaque para o de rosbife com mostarda de Dijon, rúcula e tomate seco), sopas, saladas, quiches, massas, crepes, waffles, bolos e tortas. O menu executivo traz escondidinho de shitake, risoto de abobrinha, picadinho de filé mignon, entre outras delícias. É legal, também, brincar de “café do próximo”: pagam-se duas xicrinhas, a que se bebeu e uma cortesia para quem chegar depois.
Em plena crise no mercado, a Argumento – que já serviu de locação para a livraria da novela “Laços de família”, de seu assíduo frequentador Manoel Carlos –, continua organizando noites de autógrafos de livros e discos, cursos (como os sobre Kafka, Hanna Arendt, Villa-Lobos e Tom Jobim) e programações infantis. Cá para nós, transitar por aquelas prateleiras sedutoras fica ainda melhor quando sabemos que por ali costumava circular a musa pop do Brasil. Volta, Marina. Os “Dois Irmãos” precisam de você.
Livraria Argumento
Rua Dias Ferreira, 417 – Leblon
Tel: (21) 2239-5294