O torcedor raiz começa sua festa antes de entrar no “Maraca”
O Maracanã é mais conhecido pelo título de maior estádio do mundo e por ser o palco de memoráveis partidas de futebol. O Estádio Mário Filho – seu nome de registro – teve recorde de público na final da Copa de 50, quando 199.854 pessoas assistiram a trágica derrota da seleção brasileira. Em disputas de clubes, que é o que interessa para quem tem carioquice, o recorde é do Fla-Flu, em jogo realizado pelo Campeonato Carioca, em 1963, com 194.603 torcedores presentes. Os números são “não oficiais”, uma vez que os amantes do futebol invadiram as catracas e inflaram os gritos nas arquibancadas.
O que os frequentadores de temporada não sabem é que antes do jogo começar rola um evento à parte do lado de fora. O pré-jogo acontece pelas ruas, nos arredores do “Maraca”, que ficam lotadas de torcedores vestidos com seus mantos e cantando hinos e canções de seus clubes do coração. O aquecimento costuma ser regado com copos cheios e muita empolgação.
O Bar dos Chicos, na Rua General Canabarro, bomba em dias de jogo do Flamengo. É lá que a torcida rubro-
negra se concentra para entrar animada para a partida. E quem não encontra lugar para se sentar no bar, fica na calçada mesmo, comendo o clássico churrasquinho e bebendo a cerveja de vendedores ambulantes. É importante ressaltar: não é recomendável para os ouvidos comparecer por lá com camisa de outros times.
Se você quiser ver a “pré” de outro clube carioca, se encaminhe para o Bar dos Esportes, na Rua Professor Eurico Rabelo, em dias de jogo do Fluminense. Bem de cara para o Maracanã, o boteco é conhecido como o reduto dos tricolores. É ali que os torcedores começam a rufar os tambores antes de entrar no estádio. Como o bar sempre fica lotado, parte da turma se direciona para o famoso Tip Top, que fica duzentos metros adiante e serve aquele delicioso chope gelado.
Não importa qual seja o jogo do dia, as multidões vibrantes sempre param o trânsito, com a garganta afiada e a saideira na mão.
Jogador por um dia
É possível conhecer um pouco mais do estádio com o Tour Maracanã. Diário e com disponibilidade de guias bilíngues – é um dos atrativos queridinhos de turistas e dos próprios cariocas. A partida começa com uma passagem pelas salas de aquecimento dos jogadores e a destinada a coletivas de imprensa. E segue por um dos vestiários, onde são transmitidos vídeos com lances consagrados do futebol, que funciona como um esquenta para o golaço do programa: o momento de adentrar o gramado. Lá, os visitantes, ao se sentarem no banco de reservas, experimentam o turbilhão de sensações vivenciadas pelos atletas.
Estão em exposição no museu a camisa 7 vestida por Garrincha na Copa do Mundo de 1962, a bola e a rede do milésimo gol de Pelé entre outras peças, além das relacionadas a Zico, o maior artilheiro da história do “Maraca”, com 333 bolas que venceram a defesa adversária.
Maracanã
Rua Professor Eurico Rabelo – Maracanã
0800-062-7222
maracana