Unidade de Conservação protege áreas ambientais de Copacabana a Urca
Em meio à densa selva de pedra de Copacabana, desponta uma outra – esta sim, vivíssima e composta por mata exuberante. O Parque Natural Municipal Paisagem Carioca unifica as áreas de proteção ambiental situadas entre os bairros do Leme, Botafogo e Urca. Ele se destaca pela presença de áreas com infraestrutura de uso público (Setor Chacrinha) e da malha de trilhas, que revelam ângulos privilegiados da cidade em pleno caos urbano.
No passado, a região era coberta por uma abundante vegetação, típica das restingas do Rio. As encostas dos morros do Leme, dos Urubus, da Babilônia e São João se revestiam pela floresta do bioma da Mata Atlântica. Esse quadro permaneceu intocado até o século XVI, pois os habitantes indígenas exploravam racionalmente os recursos naturais (caça e extração de produtos vegetais).
A partir da colonização e do desenvolvimento urbano, toda essa riqueza foi sendo consumida à exaustão, comprometendo a qualidade de vida dos moradores. Até que eles, em fins de 1980, reivindicaram a demarcação de espaços legalmente resguardados ao poder público municipal. Essas iniciativas levaram à formação de três Áreas de Proteção Ambiental (APAs), para disciplinar o processo de ocupação sustentável do solo.
Em 2011, estudos indicaram a viabilidade da criação de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, que visa à preservação de sítios de excepcional beleza e relevância ecológica, propiciando a realização de pesquisas científicas e atividades de educação ambiental, além do fomento ao turismo sustentável. Nascia, assim, dois anos depois, resultante de uma ação integrada entre a prefeitura, o Exército, a sociedade civil e a iniciativa privada, o Parque Natural Municipal Paisagem Carioca.
Na área de 160 hectares, podem ser observadas as ruínas históricas, como os caminhos das mulas utilizadas no transporte de água e alimentos no Brasil Colônia e o aqueduto do século XVIII na Vila Militar da Babilônia, onde Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, serviu. A Unidade exibe diversas cepas de árvores nativas, a exemplo de pau-brasil, ipê, jequitibá, angico, sapucaia, cedro e palmeiras. Entre a fauna, espécies como sanhaçu, anu-branco, anu-preto, coruja, gavião-carijó, gambá, tatu e mico-estrela. Recantos com mesas e banquinhos – convidando a uma boa prosa ou jogos de dama e xadrez – e parquinho infantil complementam a espetacular paisagem carioca. Um respiro e tanto.
Parque Natural Municipal Paisagem Carioca
Rua Guimarães Natal, s/n – Copacabana
Tel.: (21) 2542-3247