Uma volta ao mundo no balão da culinária de diferentes países
No último sábado de cada mês, produtores refugiados e gente do mundo inteiro rompem fronteiras e promovem uma celebração étnico-gastronômica, com muita música, em Botafogo. O projeto Chega Junto cabe sob medida na programação de quem gosta de conhecer outras culturas por meio de pratos típicos de diferentes nações.
A iniciativa germinou em 2015, numa das feiras itinerantes da Junta Local – coletivo de agricultores que ocupam espaços públicos, de maneira festiva, em prol de ingredientes de qualidade e a preços justos. De lá em diante, com o suporte da Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, refugiados e convidados de mais de 10 países já participaram dos eventos.
Os expositores da feira são os “chegados”, que aportaram aqui vindos dos mais diversos países e, pela comida, se aproximam dos autênticos costumes brasileiros. Eles repartem um pouco do que aprenderam em casa, com todos os sabores e aromas que temperam as seculares tradições da cozinha familiar.
Provar um dos quitutes da Chega Junto – como os tequeños, salgadinhos muito populares na Venezuela, ou o corn tchaf com banana-da-terra frita (caldo de feijões, milho, legumes, especiarias e carne), consumido na África Ocidental – é sentir de perto a calorosa relação de troca entre os povos migrantes e nossa cidade, sempre acolhedora das multiculturalidades. Chega mais!
Chega Junto
Rua Real Grandeza, 99 – Botafogo