Anexo ao Rio Scenarium bomba na noite boêmia da Lapa
O CEP do novo endereço para se ouvir jazz, bossa nova e MPB na cidade corresponde ao mesmo do Rio Scenarium. É que o Dolores Club funciona coladinho à aclamada casa de música ao vivo na Rua do Lavradio, no bairro boêmio da Lapa – dos mesmíssimos proprietários, por sinal.
Aberto em maio de 2022, com um show de Donatinho baseado na obra do pai, o superpianista João Donato, o bar, em seu nome, presta uma homenagem às mulheres, na figura da saudosa Dolores Duran (1930-1959), autora de clássicos da canção brasileira. Mas reverencia, igualmente, uma tia – apaixonada por jazz – de um dos sócios, Plínio Froes.
Capas de discos da bossa nova e postais românticos de antanho fazem parte da decoração temática. O anexo exibe também uma geladeira antiguinha de madeira, de quatro portas, convertida em adega de vinhos. E uma vitrine de farmácia dos anos 1900, onde ficam expostas garrafas do clube de uísque (o cliente pode adquirir a de sua preferência, que permanecerá na casa para ser consumida em outras noites). Além disso, há um armário art déco, típico de navios, com figurinos das cantoras Emilinha Borba e Adelaide Chiozzo.
No lounge, brilha um piano de cauda proveniente do casarão, na Urca, de Abrahm Jabour, um dos principais exportadores mundiais de café na década de 1950. A fim de que se possa melhor apreciar o engenho do instrumento – cujas teclas foram bastante tocadas em apresentações de Elis Regina nos saraus promovidos na mansão –, instalaram-se nele um tampo de vidro e iluminação interna.
NOVA ORLEANS
Para acompanhar o andamento da viagem musical, o menu adota pratos típicos das culinárias Creoula e Cajun – da cidade norte-americana de Nova Orleans, berço do jazz –, devidamente ajustado ao paladar brasuca. Como exemplos, o Jambalaya a Dolores, paelha com frutos do mar, legumes, chouriço e pimentas; e o La Creole a Billie, filé de peixe marinado na cachaça envelhecida, com limão galego grelhado ao molho cremoso de caju, arroz com polpa de tomates frescos, minicubinhos de legumes e levemente apimentados.
Para quem preferir ficar mais pianinho, só nos belisquetes, as opções vão desde cuchilhas à Jobim (carpaccio de carne com torres de parmesão, rúcula ao molho de alcaparras e cesta de pães) a accras à Maysa (lâminas de bacalhau empanadas com salsinha, cebolinha e tabasco green) e bruschetta veneta (tradicionais bruschettas italianas com influência da cozinha de New Orleans). Ah, e pastelitos de camarão ao creme de queijo rosé.
Dolores Club
Rua do Lavradio, 10 – Lapa
Tel.: (21) 3147-9000