Gamboa festeja ritmo originado por afro-americanos no sudeste dos EUA

Em funcionamento desde 2017 na Zona Portuária – matriz da memória africana no Rio de Janeiro –, o Mississippi Delta Blues Bar é a primeira casa dedicada exclusivamente ao gênero na cidade. A decoração do centenário sobrado na Gamboa, com cores fortes e móveis em madeira, remete aos pequenos juke joints do sudeste dos Estados Unidos, berço do ritmo musical originado por afro-americanos em fins do século XIX.

A programação privilegia shows em formato acústico e de bandas com feras do blues, claro; incluindo tributos a Jimmy Hendrix, Eric Clapton, Dire Straits e o brasileiríssimo Celso Blues Boy (com direito às proverbiais canjas de instrumentistas eventualmente presentes nas mesas da plateia). Mas, democraticamente, nesse braço carioca da casa de Caxias do Sul (RS) – palco do maior festival de blues da América Latina –, há lugar também para apresentações de jazz, rock, country, samba e até forró.

O cardápio, inspirado na culinária sulista americana, reúne o clássico Mac&Cheese Bites, hambúrgueres, batata rústica com mix de pápricas, couve-flor empanada frita e nhoque ao sugo levemente picante. Para beber, uma gama de cervejas, whiskies, bourbons e licores, além de drinques batizados com nomes de músicas, como Mellow down easy (gin, maçã, suco de limão, hortelã e manjericão) e Little red rooster (rum oro, jagermeister, vermute rosso, morango e tabasco). O segundo pavimento, mais reservado e com vista privilegiada do palco, é ideal para comemorações.

Mississippi Delta Blues Bar

Rua Pedro Ernesto, 89 – Gamboa

Tel.: (21) 2510-6061