Área deteriorada dá lugar a espaço verde no Engenho de Dentro
Num terreno abandonado de seis mil metros quadrados no Engenho de Dentro, floriu, em março de 2022, o Bosque Dona Ivone Lara. O novo equipamento de lazer da Zona Norte, no Parque Nise da Silveira, homenageia a saudosa dama do samba, falecida em 2018.
Ela dedicou grande parte de sua vida à saúde pública, tendo estudado enfermagem e trabalhado no Instituto de Psiquiatria do Engenho de Dentro, que foi dirigido pela Dra. Nise, conhecida por revolucionar o tratamento mental no Brasil a partir da década de 1940. A prestigiosa médica está igualmente representada por uma imagem em um dos bancos do bosque, ao lado de Dona Ivone.
O local vem sendo um refrigério para um bairro com déficit de espaços verdes. É propício à realização de diferentes atividades, como caminhadas, recreação infantil, piqueniques, visitação aos jardins e exposições ao ar livre. Foram introduzidas 39 árvores frutíferas da Mata Atlântica, atraindo uma grande quantidade de pássaros, além de 300 metros quadrados de plantas arbustivas e 1,5 mil metros quadrados de gramado.
“Essa é a primeira fase de um projeto abrangente. Vamos ter a maior área de lazer da região do Grande Méier. A população deve se sentir dona do espaço público, porque assim ela cuida mais do equipamento. Aqui é ideal para caminhar, namorar ou fazer uma roda de samba debaixo de uma mangueira. Esse é o grande ativo da nossa cidade, que faz surgir pessoas como Dona Ivone Lara, a primeira mulher a ganhar a disputa de samba enredo de uma escola no carnaval”, declara o prefeito Eduardo Paes.
Bosque Dona Ivone Lara
Rua Dr. Leal, 827 – Engenho de Dentro