Rio dá a tônica de acervo inaugurado dentro do Planetário da Gávea

Um dos criadores da Festa Literária das Periferias (Flup) – evento que promove oficinas, debates e saraus nas favelas do Rio –, nomeia, desde novembro de 2021, a Biblioteca Ecio Salles, no Planetário da Gávea. Grande parte do acervo, com foco na Cidade Maravilhosa, provém de doações do Instituto Pereira Passos, Instituto Darcy Ribeiro, Observatório das Favelas, Editora Record e a empresa Persona, entre outros. E abarca autores de João do Rio a Luiz Antônio Simas.

“Celebramos a possibilidade de criar pontes e, assim, pensar o Rio como Ecio nos ensinou”, sintetiza o presidente da Fundação Planetário, Gledson Vinícius. A ?ensaísta e crítica literária Heloísa Buarque de Holanda observa, em relação ao escritor e intelectual, nascido em Olaria e morto em 2019: ?”O livro costurava a vida dele, e hoje seu nome batiza uma biblioteca”.

O recém-criado centro de conhecimento para discutir a relação entre cultura e cidade, no intuito de propor a reflexão e a construção de novas narrativas em torno do Rio, é composto por dois ambientes. Um, direcionado à leitura, com capacidade para até 20 pessoas; e uma sala para debates, cursos e workshops. O leitor tem acesso à internet e pode ser cadastrado para pesquisas, empréstimos e consultas.

 

Biblioteca Ecio Salles

Rua Vice-governador Rubens Berardo 100 – Gávea

Tel.: (21) 2088-0536

https://www.facebook.com/bibliotecaeciosalles