Instituição na Zona Portuária promove eventos afirmativos de gênero

O Espaço Cultural Heloneida Studart, do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim), nasceu em 2002 como um projeto pioneiro no Brasil com a marca de gênero. O nome é uma homenagem à escritora e deputada falecida em 2007, que foi uma voz ativa na defesa dos direitos feministas no país.

Nas instalações de um prédio construído em 1907, na Zona Portuária da cidade, e tombado pelo Patrimônio Histórico – sede do Cedim –, o núcleo de informação, discussão e produção de ideias mira o fortalecimento da cidadania feminina e o enriquecimento do cenário cultural e científico do Rio de Janeiro.

O espaço é composto por sala de cursos, sala de eventos, auditório, biblioteca, teatro com 110 lugares e galeria. Além de palestras, oficinas e debates temáticos, há mostras de artes plásticas, cinema e vídeo, apresentações de música e dança, lançamento de livros, saraus de poesia, feiras de artesanato e festas comunitárias, voltados a ações afirmativas de gênero.

Entre os eventos promovidos anualmente, sobressaem o Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, Dia da Visibilidade Lésbica e Dia Internacional da Mulher. Todos os meses são organizadas rodas de conversa sobre assuntos relativos ao universo feminino. A casa, com aprazíveis jardins ao ar livre e inspiradoras paredes grafitadas, está aberta também à realização de eventos privativos.

 

Espaço Cultural Heloneida Studart

Rua Camerino, 51 – Centro

Tel.: (21) 2334-9508