Quiosques gourmet tiram onda no território do voo livre em São Conrado

Nada menos que o mar a perder de vista e a imponente Pedra da Gávea. Esse é o exuberante panorama em que parecem flutuar os quiosques da Praia do Pepino, na Orla de São Conrado, famosa pelos coloridos voos de asa delta e parapentes. Para tomar uma refrescante água de coco ou se deliciar com petiscos de boteco e pratos mais elaborados, além de drinques exclusivos, a avenida praiana do bairro surgido a partir de 1916 é um CEP e tanto.

Vamos começar pelo decano, o Quiosque Voo Livre, cuja pedra fundamental foi lançada ainda em 1981, em torno dos primeiros praticantes e instrutores do esporte na região. Açaí, suco de abacaxi com hortelã, limonada suíça, cozumel, caipifrozen com saquê e uma seleção de vinhos argentinos caem bem com pastinha árabe, quibe vegano, coalhada seca com torradinha de pão pita, queijo coalho com geleia de pimenta, pizza na tábua e filé aperitivo. O local é muito procurado também por ciclistas para recarregar suas baterias.

Com jeitão mais de restaurante, o Gávea Beach
Club, funciona desde 2012, especializado em massas e frutos do mar, de que são ilustres representantes o spaghetti alle vôngole, linguine com lagostim, rigattoni alla Gricia, cavaquinha grelhada e camarão crocante com arroz de açafrão – e também risotos, carnes e peixes. Para harmonizar, uma carta de vinhos nacionais e internacionais de alta qualidade.

Atendimento na areia

No Quiosque Qui-Qui, que atende também os banhistas na areia da praia do Pepino, saem bastante a trilogia da casa (pastelzinho de feijoada, caldinho de feijão e linguiça fina), salada de quinoa com frutos do mar, tomatinhos, cebola roxa, cítricos e coentro, lulas empanadas e salmão com pele tostada e risoto de moqueca de camarão. O QuiQui Blue (monin de maçã verde, curaçau, gin, limão e água com gás) é um dos drinques mais apreciados. De sobremesa, churros com doce de leite e brownie com calda de caramelo e sorvete de creme.

Já no Barthô Praia, sobressaem, de entradinha, iscas de mignon, brie crocante, tartare de atum e ceviche, e, como principais, robalo assado no sal grosso com spaghetti de abobrinhas e batatas
coradas, penne alla siciliana, fusilli caprese e panelinha de frutos do mar. O anexo Barbarthô é um lounge onde os drinques (manhattan, negroni, cosmopolitan, margarita, aperol, mojito) são preparados.

E o Quiosque do Canto, onde os surfistas batem ponto, faz bonito também com sua diversidade de tapiocas, sanduíches e pastéis e, ainda, o menu do dia, com pratos como filé de peixe ou frango, arroz, feijão, fritas e salada. Açaí na tigela com banana, bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro, bolo integral de banana, rocambole de doce de leite e sucos de frutos naturais completam o cardápio.

 

Orla de São Conrado
Avenida Prefeito Mendes de Morais – São Conrado