Quadras das escolas de samba do Rio vibram com ensaios e eventos especiais

Se o desfile na Sapucaí é o coração do carnaval, suas artérias são as quadras das escolas de samba. Ao som das baterias que fazem tremer céus e terras e não deixam ninguém parado, as mais tradicionais agremiações do Rio de Janeiro abrem suas portas ao público para uma experiência inesquecível.

Com capacidade para receber milhares de pessoas em espaços que pulsam com história, originalidade e empolgação, as quadras são palco não somente dos ensaios que precedem a folia mas também das eletrizantes disputas pela escolha do samba enredo que será levado à avenida, ano após ano. Sem falar em inúmeros eventos, que evocam toda a diversidade da maior festa do mundo, com direito a sabores, aromas e fantasias.

Em 2024, não custa nada sonhar com a eterna Mocidade de Padre Miguel, cujo samba enredo vencedor tem entre seus autores o humorista Marcelo Adnet, remete aos sucessos da década de 90 e tomou conta da cidade. Quem foi na quadra da Mocidade, com seus 33 mil m2 e capacidade para 12 mil pessoas, sabia a letra de cor há tempos.

Já na Mangueira, além de conhecer toda a magia da verde e rosa, pode-se curtir desde a fúria das cuícas e tamborins a eventos mais “intimista” (mas nem tanto, vai), com ícones do porte de Alcione e Leci Brandão. Tudo isso enquanto se devora uma feijoada sem igual.

Como na Avenida, a curtição vem em vários formatos, da pista a mesas e camarotes. Quem der um pulo na quadra da Unidos da Tijuca, por exemplo, terá a chance de aproveitar até clube do uísque e charutaria climatizada enquanto desfruta o show da premiadíssima bateria Pura Cadência do Mestre Casagrande, ou convidados especiais que vão do Cordão da Bola Preta à Orquestra Voadora, passando por DJs que tocam eletrossamba na área externa.

Por sua vez, na quadra da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira – Portela, para os íntimos –, além de ensaios conjuntos com Império Serrano e Grande Rio, o pré-carnaval inclui a presença da cantora Maria Rita, em perfeita harmonia com os batuques da maior vencedora do carnaval do Rio.

Uma coisa é certa: não faltam aperitivos enquanto se espera a hora em que a Sapucaí se transforma em um rio de samba, encantamento e… gente.

 

Quadra da Mocidade Independente

Av. Brasil, 31.146 – Padre Miguel

(21) 3332-5823

 

Quadra da Mangueira

Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira

(21) 2567-4637

 

Quadra da Unidos da Tijuca

Avenida Francisco Bicalho, 47 – Santo Cristo

(21) 97005-5353

 

Quadra da Portela

Rua Clara Nunes, 81 – Madureira

(21) 3217-1604