Artes, moda, culinária, oficinas e passeio de barco na Ilha da Gigoia
Como se não bastassem as lindezas naturais, que lhe renderam o epíteto de “Pantanal Carioca”, a Lagoa da Tijuca – um paraíso semisselvagem em meio aos espigões de cimento da Barra – tem mais um aditivo a justificar uma escapada até lá. É a Ilha Cultural – A arte está na rua, evento que congrega artesãos, designers e decoradores locais na Gigoia, a maior entre as nove pequenas ilhas do arquipélago da região.
“A feira, criada em 2012, acontece aos sábados, quinzenalmente, das 10h às 19h, reunindo 23 expositores em cada edição”, informa sua idealizadora e produtora Fabiana Figueiredo. As barraquinhas se enfeitam com roupas (como vestidos em tecidos estampados indianos, tingidos com pigmentos naturais à base de índigo, açafrão e calêndula), acessórios (bolsas de madeira superleves feitas com a técnica de marchetaria), bijuterias, peças em macramê, linhas de banho (sabonetes, esfoliantes, sais, óleos essenciais e loções hidrantes), óculos de sol e armações para lentes de grau e muito mais.
De acordo com Fabiana, além de livros, exposições e apresentações de declamadores de poesia, há também oficinas infantis gratuitas de pintura, colagem e reciclagem. No campo dos comes e bebes, uma fartura para todos os gostos: antepastos diversos, queijos da Serra da Canastra, linguiças, pimentas, trufas, torta de limão, pão de mel no pote, pavê, doce de leite, cocadas de diferentes sabores (morango, limão, canela, cacau) e cafés, cervejas, cachaças e vinhos artesanais.
A programação pode – e deve! – ainda envolver um passeio de barco pelos canais da Lagoa da Tijuca, em que se avistam inúmeras espécies de pássaros, garças, mergulhões, miquinhos, capivaras e jacarés-de-papo-amarelo. Para repor as energias e fechar o rolê com chave de ouro, uma paradinha num dos deliciosos restaurantes do polo gastronômico. Um deles é o Venne, onde se podem saborear pratos da cozinha mediterrânea num espaçoso jardim, emoldurado pelas águas tranquilas da Gigoia. Aos que não se derem por satisfeitos e preferirem dar uma esticadinha no programa para conhecer melhor a ilha no dia seguinte, existem opções de pousadas e hostels bem charmosos. Um giro imperdível!
Ilha Cultural – A arte está na rua
Alameda Dalton Barreto (deck principal da Ilha da Gigoia, em frente à estação de metrô Jardim Oceânico) – Barra da Tijuca
Tel.: (21) 97292-0839