Arena Carioca 3 se transformará em um Ginásio Experimental Olímpico

O Velódromo do Parque Olímpico da Barra, construído para sediar as provas de ciclismo de velocidade durante os Jogos do Rio em 2016, retornou à gestão municipal desde agosto de 2022. O equipamento absorveu as práticas esportivas organizadas, de maneira gratuita para a população, na Arena 3 do Parque, e abrigará um museu olímpico.

Atualmente, mais de duas mil pessoas usufruem de modalidades como musculação, badminton, balé, dança de salão, basquete, caminhada, corrida, funcional kids, futsal masculino e feminino, ginástica, handebol, jiu-jítsu, caratê, muay thai, skate, tênis de mesa, tecido acrobático, vôlei, halterofilismo paralímpico, além de atendimento fisioterápico e promoção de eventos esportivos.

De acordo com o secretário de Esportes, Francisco Bandeira, a migração não afetou a qualidade das diversas práticas ofertadas. “A população pode ficar tranquila que todas as atividades da Arena Carioca 3 passaram para o Velódromo sem mudança alguma. Os serviços seguem prestados com excelência.”

Pelo projeto do legado olímpico, a Arena 3 se converterá em um Ginásio Experimental Olímpico (GEO), abrangendo 24 salas de aulas, laboratórios de ciências e mídias e duas salas multiuso. A escola envolverá as atividades de basquete, handebol, voleibol, futsal, judô, lutas, tênis de mesa e tiro com arco. Além disso, um museu ocupará o mezanino do Velódromo, para remontar a história do Jogos Olímpicos, principalmente a dos realizados aqui em 2016.

 

Velódromo do Parque Olímpico da Barra

Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 3.401 – Barra da Tijuca

https://www.instagram.com/parqueolimpicobarra