Autonomia e mobilidade envolvem desde banho de mar a vôlei sentado

Interrompido por causa do isolamento forçado, o projeto Praia Para Todos (PPT), cujo objetivo é levar autonomia a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, voltou com força total. Antes apenas Posto 3 da Barra da Tijuca, estendeu sua área de atuação ao Posto 11 do Recreio dos Bandeirantes e entre os Postos 5 e 6 de Copacabana. A iniciativa para inclusão social através do esporte e lazer é pioneira na promoção da acessibilidade de praias no Brasil.

Criado pelo Instituto Novo Ser em 2009, o PPT, nas palavras da coordenadora de Projetos, Nathalia Amarante, “tem por missão proporcionar – sem as rotineiras barreiras arquitetônicas que inviabilizam o lazer mais democrático da Cidade Maravilhosa – diversas atividades de recreação, como banho de mar com cadeira anfíbia, vôlei sentado, surf adaptado, handbike, stand up paddle, frescobol e piscina infantil”.

Do mesmo modo, as ações favorecem, conforme atesta Nathalia, “o benéfico contato com a natureza, no intuito de potencializar valores e atitudes pessoais e sociais, através de prazerosos momentos de descontração, congregando o que há de mais sagrado dentro do contexto social: o direito de ir e vir, inclusive na praia.”

Uma equipe de profissionais especializados e voluntários coordena as atividades, inteiramente gratuitas. O atendimento já chegou a mais de 36 mil pessoas – boa parte (36%) não frequentava a praia há mais de um ano, sendo que 10% tiveram a oportunidade de mergulhar no mar pela primeira vez graças ao projeto, que se destina a todas as faixas etárias e acontece aos sábados e domingos, das 9h às 14h. Não há necessidade de inscrição prévia. O cadastramento é feito diretamente nos locais.

 

Praia Para Todos

Barra da Tijuca – Posto 3

Recreio dos Bandeirantes – Posto 11

Copacabana – entre os Postos 5 e 6

Informações: (21) 3904-2614